Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47883

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Cacilda Soares de-
dc.contributor.authorVIEIRA, Priscila Ester-
dc.date.accessioned2022-11-23T14:15:03Z-
dc.date.available2022-11-23T14:15:03Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationVIEIRA, Priscila Ester. Identificação do perfil de investidor dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Cap. 5.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47883-
dc.description.abstractA má educação financeira é um problema que data de raízes históricas e impacta diretamente a realidade dos universitários no Brasil. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar o conhecimento dos estudantes de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas sobre educação financeira, investimentos financeiros e poupança e se eles possuem obstáculos para gerenciar as suas finanças. Dessa forma, como objetivo específico foi atestar o perfil de investidor desse grupo de universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), verificar se a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concede meios de ensino para a gestão de finanças pessoais, bem como analisar a percepção desses alunos sobre a necessidade de ter uma disciplina. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de campo, que abrangeu os estudantes de graduação da UFPE do curso de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A coleta de dados foi realizada através de questionário virtual e formulários aplicados presencialmente. A delimitação temporal foi o primeiro semestre do ano de 2022. Os resultados dessa pesquisa demonstram que os alunos possuem conhecimento mediano sobre a temática, sabem da importância do bom gerenciamento das finanças e a UFPE não aborda de forma específica a educação financeira em suas disciplinas, o que é preocupante.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectPerfil de investidorpt_BR
dc.subjectPoupançapt_BR
dc.titleIdentificação do perfil de investidor dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1552411299073876pt_BR
dc.description.abstractxPoor education is a financial problem that dates back to historical roots and directly impacts the reality of university students in Brazil. Therefore, the general objective of this research was to identify the knowledge of education and economic science students about financial, financial and economics education and if they have obstacles to manage their finances. Thus, the specific objective was to verify the investor profile of this group of university students from the Federal University of Pernambuco (UFPE), to verify if the Federal University of Pernambuco (UFPE) provides teaching means for financial management, as well as student perception of these students about the need to have a discipline. In order to reach the proposed objectives, field research was carried out, which covered the UFPE formation studies of the Economic Sciences and Economic Sciences course. Data collection was performed through virtual forms applied in person. A delimitation of the first semester of the semester of 2022. The results of this education do not of the temporal research of 2022 that the students are aware of the importance of good management of finances and of UFPE, the specific form for finance in their disciplines, that of UFPE which is worrying.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRISCILA ESTER VIEIRA.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons