Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47873

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorSILVA, Itállo Fernando de Freitas-
dc.date.accessioned2022-11-23T13:01:05Z-
dc.date.available2022-11-23T13:01:05Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Itállo Fernando de Freitas. O ensino de geografia e a realidade virtual em espaços de criação digital. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47873-
dc.description.abstractO trabalho dissertativo aqui apresentado se debruça no movimento investigativo tendo por base a utilização da Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia. Aqui é apresentado concepções a respeito desse recurso tecnológico que pode ser utilizado na prática docente, e mediante a isso, é contextualizado a partir das potencialidades e limitações que a (RV) pode proporcionar no âmbito pedagógico. O trabalho tem por objetivo geral: compreender as potencialidades e as limitações do uso da realidade virtual nas aulas de Geografia enquanto ferramenta pedagógica para a construção de aprendizagens colaborativas. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa devido à complexidade do objeto e está voltada para os estudos com um viés compreensivo dos fatos. A pesquisa é de natureza exploratória visto que se objetiva descrever as potencialidades que a realidade virtual pode proporcionar ao ensino de Geografia. O trabalho de dissertação aqui apresentado deixa como legado, a possibilidade de dinamizar as aulas de Geografia e a partir disso, melhorar o fazer docente. A (RV) tem muito a contribuir no fazer e pensar docente, este trabalho é um ensaio que pode ajudar nas reflexões existentes na Geografia escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores de geografiapt_BR
dc.titleO ensino de geografia e a realidade virtual em espaços de criação digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6913146503316105pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe dissertation presented here focuses on the investigative movement based on the use of Virtual Reality (VR) in the teaching of Geography. Here it is presented with concepts about this technological resource that can be used in teaching practice, and through a contextualization from the potentialities provided that the (VR) may not cover it. The work has the general objective: to understand the potential of construction and use of virtual reality in classes as a pedagogical tool for the construction of collaborative learning. The assumes a qualitative approach due to the complexity of the object and it is possible to studies with a comprehensive of the facts. The research is exploratory in nature as it aims to describe the potential that virtual reality can provide to the teaching of Geography. The dissertation work leaves as a legacy the possibility of streamlining Geography classes and, therefore, improving teaching. The (VR) has a lot to contribute to the doing and thinking of teachers, this work is an essay that can help in the existing ones in school Geography.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Itállo Fernando de Freitas Silva.pdf3,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons