Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47840

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPARAHYBA, Fatiha Dechicha-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Paloma Lavínia Brito do-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:39:10Z-
dc.date.available2022-11-22T16:39:10Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paloma Lavínia Brito do. The use of digital tools for writing instruction in EFL : a case study. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47840-
dc.description.abstractThe use of digital tools in education has become an indispensable alternative for a more efficient and motivating approach to the teaching of foreign languages (KRAJKA, 2000). However, while a large number of studies have been reported in this research area, little has been explored about the use of digital tools for writing instruction in EFL. This work, therefore, aims to analyze a teacher’s perception of the use of digital tools for the teaching of textual genres and its contributions to the process of teaching and learning writing in English as a foreign language. The theoretical framework of this work is based on the notion of genre presented in Bakhtin (1997) and on the contributions of Dolz and Schneuwly (2004) and Marcuschi (2005) on the teaching of languages based on textual genres. The research also relies on Xavier (2005) who addresses themes such as the concept of digital genres and the importance of their insertion in the educational context. This research is also based on Krajka (2000), Dudeney and Hockly (2008), Bingimlas (2009), and Sweeny (2010;) who support teaching mediated by digital technologies. The corpus consists of a transcribed interview carried out with a teacher of English. The findings indicate a positive attitude of the teacher regarding the incorporation of digital tools for writing instruction. Furthermore, this research demonstrates that the teacher’s confidence when integrating digital tools in the classroom can be positively influenced by the following factors: level of digital literacy, technology training, and technical support from the school. The conclusion reached in this work is that digital tools are great resources for the development of writing practice in English and, if used properly, they can improve the students’ writing capacities.pt_BR
dc.format.extent38f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de escrita em língua inglesapt_BR
dc.titleThe use of digital tools for writing instruction in EFL : a case studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9379742101990742pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3006618581548481pt_BR
dc.description.abstractxO uso de ferramentas digitais na educação tornou-se uma alternativa indispensável para uma abordagem mais eficiente e motivadora do ensino de línguas estrangeiras (KRAJKA, 2000). No entanto, embora um grande número de estudos tenha sido relatado nesta área de pesquisa, pouco tem sido explorado sobre o uso de ferramentas digitais para o ensino de escrita em ILE. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar a percepção de um professor sobre o uso de ferramentas digitais para o ensino de gêneros textuais e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da escrita em inglês como língua estrangeira. O referencial teórico deste trabalho é baseado na noção de gênero apresentada em Bakhtin (1997) e nas contribuições de Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005) sobre o ensino de línguas a partir de gêneros textuais. A pesquisa também conta com Xavier (2005) que aborda temas como o conceito de gêneros digitais e a importância de sua inserção no contexto educacional. Esta pesquisa também se baseia em Krajka (2000), Dudeney e Hockly (2008), Bingimlas (2009) e Sweeny (2010;) que apoiam o ensino mediado por tecnologias digitais. O corpus consiste em uma entrevista transcrita realizada com uma professora de inglês. Os resultados indicam uma atitude positiva da professora em relação à incorporação de ferramentas digitais para o ensino da escrita. Além disso, esta pesquisa demonstra que a confiança do professor ao integrar ferramentas digitais em sala de aula pode ser influenciada positivamente pelos seguintes fatores: nível de letramento digital, treinamento em tecnologia e suporte técnico da escola. A conclusão alcançada neste trabalho é que as ferramentas digitais são ótimos recursos para o desenvolvimento da prática da escrita em inglês e, se usadas adequadamente, podem melhorar as capacidades de escrita dos alunos.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Paloma Lavínia Brito do Nascimento (1).pdf616,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons