Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47831

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Marcus Costa de-
dc.contributor.authorANDRADE, José Matheus Domingos de Lira-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:56:24Z-
dc.date.available2022-11-22T15:56:24Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.citationANDRADE, José Matheus Domingos de Lira. Análise computacional do fluxo através de bocal de foguete. 2022. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47831-
dc.description.abstractEmbora usados de forma limitada desde o século 10 d.C., os foguetes e a ciência por trás de seu funcionamento só foi realmente compreendida no século 20, quando seu desenvolvimento foi acelerado, culminando na corrida espacial e na era moderna, onde satélites lançados por foguetes são vitais para o funcionamento da sociedade. Devido a sua complexidade e baixas tolerâncias de fabricação, o desenvolvimento dos foguetes é extremamente caro, visto que mesmo modificações simples no design podem causar efeitos em cascata em seu funcionamento, e por isso precisam ser extensivamente testadas. O avanço das simulações computacionais, com uma crescente capacidade de incluir cada vez mais fatores nas análises oferece, portanto, uma oportunidade única: simular os efeitos decorrentes de modificações geométricas ou paramétricas do foguete, analisando seu impacto no veículo como um todo, reduzindo drasticamente a necessidade de fabricação de protótipos. Este trabalho busca, portanto, aplicar as simulações no estudo dos bocais, sua geometria e seus parâmetros, como temperatura e pressão de combustão, avaliando o comportamento do fluxo dos gases de exaustão com a variação destes e comparar os resultados obtidos com a literatura.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectFoguetespt_BR
dc.subjectBocais de foguetespt_BR
dc.subjectTermodinâmica dos foguetespt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectFluido-dinâmica computacionalpt_BR
dc.titleAnálise computacional do fluxo através de bocal de foguetept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3632806688689308pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4157405186898932pt_BR
dc.description.abstractxAlthough in limited use since the 10th century AD, rockets and the science behind how they work was only really understood in the 20th century, when their develop ment accelerated, culminating in the space race and the modern era, where satellites launched by rockets are vital to the functioning of society. Due to their complexity and low manufacturing tolerances, rocket development is extremely expensive, as even simple modifications to the design can cause cascading effects on their operation, and therefore need to be extensively tested. The advancement of computer simulations, with an increasing ability to include more and more factors in the analysis therefore offers a unique opportunity: simulate the effects resulting from geometric or parametric modifications of the rocket, analyzing their impact on the vehicle as a whole, drastically reducing the need to manufacture prototypes. This work seeks, therefore, to apply simu lations to the study of nozzles, their geometry and their parameters, such as combustion temperature and pressure, evaluating how the exhaust gas flow behaves with variation of those parameters and comparing the results with what is expected from literature.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departamentDMEC - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Matheus Domingos de Lira Andrade.pdf2,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons