Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47830

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, José Marcelo Severino Da-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:55:15Z-
dc.date.available2022-11-22T15:55:15Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47830-
dc.description.abstractExiste um campo de pesquisa para a disciplina de física atualmente que estuda metodologias voltadas especificamente para essa área de ensino. Nesses estudos, são pensados diversos materiais metodológicos para o ensino de física, incluindo internet, gravador, televisão, computador, etc. Ao abordar a internet, mais especificamente as redes sociais, existe o meme um recurso humorístico como possibilidade para o ensino de física. O objetivo da presente pesquisa é discutir como se dá a participação de alunos do Ensino Médio na produção de memes para a aula de física. Para isso, coloca-se como objetivos específicos: refletir sobre o ensino de física por meio do meme como metodologia; realizar um estudo de caso com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, em Gravatá; e analisar a produção humorística de memes dos alunos. Na revisão de literatura do objeto de pesquisa, tematizamos a origem do meme, e meme/humor e a física, com mais especificidade em sala de aula. A metodologia da pesquisa se deu por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso para instigar os alunos a produzirem memes para uma aluna de física. Participaram da pesquisa 12 alunos do Ensino Médio. Com essa pesquisa conclui-se que a o meme como metodologia é um campo de pesquisa da física enquanto disciplina que merece mais atenção acadêmica. No que diz respeito ao estudo de caso, percebeu-se engajamento dos alunos na produção dos memes, como também maior participação/interação dos mesmos na aula da física.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFísica e Humorpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectmemespt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.titleFísica e humor: produção e análise de memes científicos sobre magnetismopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2684917415842555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThere is currently a field of research for the discipline of physics that studies methodologies specifically aimed at this teaching area. In these studies, various methodological materials are considered for teaching physics, including the internet, tape recorder, television, computer, etc. When approaching the internet, more specifically social networks, there is the meme, a humorous resource as a possibility for teaching physics. The objective of this research is to discuss how high school students participate in the production of memes for the physics class. For this, the following specific objectives are set: to reflect on the teaching of physics through the meme as a methodology; to carry out a case study with students from the Devaldo Borges High School Reference School, in Gravatá; and analyze the students' humorous production of memes. In the literature review of the research object, we thematized the origin of the meme, and meme/humor and physics, with more specificity in the classroom. The research methodology was based on a qualitative approach, using the case study to instigate students to produce memes for a physics student. Thirty-two high school students participated in the research. With this research, it is concluded that the meme as a methodology is a field of research in physics as a discipline that deserves more academic attention. With regard to the case study, students' engagement in the production of memes was noticed, as well as greater participation/interaction of the same in the physics class.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tcc José Marcelo Severino Da Silva Filho..pdf911,44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons