Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47828

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorMELO, Maria Luana Sabino de-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:51:12Z-
dc.date.available2022-11-22T15:51:12Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationMELO, Maria Luana Sabino de. O desenvolvimento do pensamento algébrico por meio da Resolução de Problemas relacionados a equações com balanças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47828-
dc.description.abstractA álgebra é considerada pelos alunos uma das áreas mais difíceis da Matemática devido ao uso das letras e, se não for trabalhada de maneira construtiva ao longo dos anos, tal discurso se perpetua durante a vida escolar. Assim, nos suscitou o interesse em utilizar a Resolução de Problemas como metodologia para nossa pesquisa a partir do seguinte questionamento: Quais indícios do desenvolvimento do pensamento algébrico apresenta um grupo de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental a partir da resolução de problemas relacionados a equações com balanças? Como base teórica, discorremos sobre algumas concepções acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico, práticas e estudos nessa área, Resolução de Problemas e generalizações operatórias úteis para a apreensão de conceitos relacionados à álgebra. A fim de responder ao nosso problema de pesquisa, realizamos um estudo exploratório com abordagem qualitativa, a partir de uma sequência de problemas. Os participantes são estudantes de uma escola da rede privada de Lajedo – PE que ainda não tinham estudado os procedimentos formais da álgebra. Com o nosso estudo, percebemos que muitos dos procedimentos utilizados nas resoluções se assemelharam com esses métodos, além de utilizar os conceitos de incógnitas e variáveis expressos nos problemas por meio de sólidos geométricos.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectBalançaspt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.titleO desenvolvimento do pensamento algébrico por meio da resolução de problemas relacionados a equações com balanças.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4771509186335849pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxAlgebra is considered by students as one of the most difficult areas of mathematics due to the use of letters and, if not worked in a constructive manner over the years, such discourse is perpetuated during school life. Thus, we became interested in using Problem Solving as a methodology for our research based on the following question: What are the indications of the development of algebraic thinking in a group of 7th grade students from the resolution of problems related to equations with scales? As a theoretical basis, we discussed some conceptions about the development of algebraic thinking, practices and studies in this area, Problem Solving and operational generalizations useful for the apprehension of concepts related to algebra. In order to answer our research problem, we conducted an exploratory study with a qualitative approach, based on a sequence of problems. The participants are students from a private school in Lajedo - PE who had not yet studied the formal procedures of algebra. With our study, we noticed that many of the procedures used in the resolutions resembled these methods, besides using the concepts of unknowns and variables expressed in the problems by means of geometric solids.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Luana Sabino de Melo.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons