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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47828
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | MELO, Maria Luana Sabino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T15:51:12Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T15:51:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Maria Luana Sabino de. O desenvolvimento do pensamento algébrico por meio da Resolução de Problemas relacionados a equações com balanças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47828 | - |
dc.description.abstract | A álgebra é considerada pelos alunos uma das áreas mais difíceis da Matemática devido ao uso das letras e, se não for trabalhada de maneira construtiva ao longo dos anos, tal discurso se perpetua durante a vida escolar. Assim, nos suscitou o interesse em utilizar a Resolução de Problemas como metodologia para nossa pesquisa a partir do seguinte questionamento: Quais indícios do desenvolvimento do pensamento algébrico apresenta um grupo de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental a partir da resolução de problemas relacionados a equações com balanças? Como base teórica, discorremos sobre algumas concepções acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico, práticas e estudos nessa área, Resolução de Problemas e generalizações operatórias úteis para a apreensão de conceitos relacionados à álgebra. A fim de responder ao nosso problema de pesquisa, realizamos um estudo exploratório com abordagem qualitativa, a partir de uma sequência de problemas. Os participantes são estudantes de uma escola da rede privada de Lajedo – PE que ainda não tinham estudado os procedimentos formais da álgebra. Com o nosso estudo, percebemos que muitos dos procedimentos utilizados nas resoluções se assemelharam com esses métodos, além de utilizar os conceitos de incógnitas e variáveis expressos nos problemas por meio de sólidos geométricos. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Pensamento algébrico | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Balanças | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento do pensamento algébrico por meio da resolução de problemas relacionados a equações com balanças. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4771509186335849 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Algebra is considered by students as one of the most difficult areas of mathematics due to the use of letters and, if not worked in a constructive manner over the years, such discourse is perpetuated during school life. Thus, we became interested in using Problem Solving as a methodology for our research based on the following question: What are the indications of the development of algebraic thinking in a group of 7th grade students from the resolution of problems related to equations with scales? As a theoretical basis, we discussed some conceptions about the development of algebraic thinking, practices and studies in this area, Problem Solving and operational generalizations useful for the apprehension of concepts related to algebra. In order to answer our research problem, we conducted an exploratory study with a qualitative approach, based on a sequence of problems. The participants are students from a private school in Lajedo - PE who had not yet studied the formal procedures of algebra. With our study, we noticed that many of the procedures used in the resolutions resembled these methods, besides using the concepts of unknowns and variables expressed in the problems by means of geometric solids. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Maria Luana Sabino de Melo.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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