Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIBALDO, Marcelo Amorim | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T15:32:55Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T15:32:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos. O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, buscamos analisar como se dá o ensino de predicativos preposicionados em sentenças copulativas em livros didáticos de português, tendo em vista a escassez de investigações acerca deste contexto sintático-semântico. Para tanto, analisamos a coleção didática direcionada ao Ensino Médio Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), utilizando como suporte as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as discussões empreendidas por Bechara (2019) e Perini (2016) em seus compêndios gramaticais. Confirmando nossa hipótese inicial, os resultados demonstraram que a coleção analisada é carente de reflexões conceituais e metodológicas no que concerne ao fenômeno em foco, visto que desconsidera a preposição enquanto núcleo e formadora de sintagmas preposicionais predicados em sentenças copulativas. | pt_BR |
dc.format.extent | 25f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | sentenças copulativas | pt_BR |
dc.subject | sintagmas preposicionais | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3129358516487897 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9266986050884432 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study, we seek to analyze how prepositional predicates are taught in copulative sentences in Portuguese textbooks, given the shortage of investigations about this syntactic-semantic context. To do so, we analyzed the didactic collection aimed at High School Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), using as support the guidelines of the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018) and the discussions undertaken by Bechara (2019) and Perini (2016) in his grammar textbooks. Confirming our initial hypothesis, the results showed that the analyzed collection lacks conceptual and methodological reflections regarding the phenomenon in focus, since it disregards the preposition as a nucleus and as a form of prepositional phrases predicates in copulative sentences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kelly Carolaine Dos Santos Pereira.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons