Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIBALDO, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorPEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:32:55Z-
dc.date.available2022-11-22T15:32:55Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos. O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824-
dc.description.abstractNeste estudo, buscamos analisar como se dá o ensino de predicativos preposicionados em sentenças copulativas em livros didáticos de português, tendo em vista a escassez de investigações acerca deste contexto sintático-semântico. Para tanto, analisamos a coleção didática direcionada ao Ensino Médio Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), utilizando como suporte as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as discussões empreendidas por Bechara (2019) e Perini (2016) em seus compêndios gramaticais. Confirmando nossa hipótese inicial, os resultados demonstraram que a coleção analisada é carente de reflexões conceituais e metodológicas no que concerne ao fenômeno em foco, visto que desconsidera a preposição enquanto núcleo e formadora de sintagmas preposicionais predicados em sentenças copulativas.pt_BR
dc.format.extent25f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectsentenças copulativaspt_BR
dc.subjectsintagmas preposicionaispt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.titleO ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3129358516487897pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we seek to analyze how prepositional predicates are taught in copulative sentences in Portuguese textbooks, given the shortage of investigations about this syntactic-semantic context. To do so, we analyzed the didactic collection aimed at High School Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), using as support the guidelines of the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018) and the discussions undertaken by Bechara (2019) and Perini (2016) in his grammar textbooks. Confirming our initial hypothesis, the results showed that the analyzed collection lacks conceptual and methodological reflections regarding the phenomenon in focus, since it disregards the preposition as a nucleus and as a form of prepositional phrases predicates in copulative sentences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kelly Carolaine Dos Santos Pereira.pdf1,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons