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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47804

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorMAIA, Davi José Mendes-
dc.date.accessioned2022-11-22T12:23:43Z-
dc.date.available2022-11-22T12:23:43Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationMAIA, Davi José Mendes. Revelando competências no PBL aplicado ao ensino de computação: uma solução baseada em IA para alinhamento construtivo entre objetivos educacionais e feedbacks dos estudantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47804-
dc.description.abstractNa educação superior em Computação, há um movimento crescente para mudar um paradigma educacional que vai além da educação baseada no conhecimento. Por isso, metodologias ativas de aprendizagem baseadas em experiências práticas, como a aprendizagem baseada em problemas (do inglês, Problem-Based Learning ou PBL), têm se tornado cada vez mais populares para desenvolver não somente conhecimentos técnicos, mas habilidades e atitudes do aluno, capacitando-o para um melhor desempenho profissional. Todos esses elementos envolvem iterações que precisam ser mapeadas e acompanhadas continuamente por meio de um modelo abrangente de avaliação de diferentes aspectos e perspectivas. Nesse contexto, surge a educação baseada em competências como uma abordagem pedagógica que envolve a redefinição do objetivo do programa, da sala de aula e da educação, tendo como referência o desenvolvimento de competências nos alunos. Neste estudo, o termo “competência” é definido por três atributos: conhecimento, habilidades e atitudes. Assim, é necessário monitorar esses atributos nos alunos, considerando esse modelo de ensino. Com essa motivação, este trabalho defende a Teoria do Alinhamento Construtivo de Biggs como forma de acompanhamento de competências profissionais. Essa teoria sugere o alinhamento entre os resultados da aprendizagem na perspectiva do aluno e os objetivos definidos pelo professor no planejamento do curso. Esse acompanhamento pode ser feito de várias maneiras e incluir muitas fontes de dados, como os questionários de feedback dos alunos, aplicados pelos professores em algum momento do semestre. Entretanto, esse acompanhamento exige muito esforço do professor ou da equipe pedagógica, que precisa adotar um modelo de avaliação contínua que capte vários aspectos subjetivos desses feedbacks, geralmente numerosos. Assim, processar feedbacks pessoais alinhando-os com o desenvolvimento de competências para melhorar a aprendizagem envolve dificuldades relacionadas ao esforço, carga de trabalho e tempo gasto para fazer melhorias. Considerando os desafios encontrados e o contexto da educação baseada em competências, este trabalho se propõe a responder a seguinte questão central de pesquisa: Como acompanhar competências profissionais dos alunos de forma automatizada, tendo como referência a Teoria do Alinhamento Construtivo e o planejamento do curso? Para responder a essa pergunta, este trabalho propõe a criação e aplicação de uma solução ferramenta baseada em IA para revelar as competências profissionais percebidas pelos alunos a partir do processamento dos seus feedbacks, chamada de SkillSight. O método Design Science Research foi utilizado para construir essa solução em ciclos, usando técnicas de mineração de texto como modelagem de tópicos e reconhecimento de entidades nomeadas, por meio das bibliotecas BERTopic e Spacy. Como resultados, foram concebidos um protótipo de baixa fidelidade e um protótipo funcional da SkillSight que, pela avaliação dos professores e especialistas, teve boa aceitação e se mostrou útil no processo de acompanhamento de competências, auxiliando o professor no processamento de feedbacks dos seus alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectComputação - ensinopt_BR
dc.titleRevelando competências no PBL aplicado ao ensino de computação : uma solução baseada em IA para alinhamento construtivo entre objetivos educacionais e feedbacks dos estudantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6070011163968954pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIn Computing Higher Education, there is a growing movement to change an educational paradigm that goes beyond knowledge-based education. Therefore, active learning methodologies based on practical experiences, such as Problem-Based Learning (PBL), have become increasingly popular to develop not only technical knowledge, but student skills and attitudes. enabling to perform better professionally. All these elements involve iterations that need to be mapped and continuously monitored through a comprehensive model of evaluation of different aspects and perspectives. In this context, competency-oriented education emerges as a pedagogical approach that involves redefining the purpose of the program, the classroom and education, having as a reference the development of competencies in students. In this study, the term “competence” is defined by three attributes: knowledge, skills and attitudes. Thus, it is necessary to monitor these attributes in students, considering this teaching model. With this motivation, this work defends the Theory of Constructive Alignment of Biggs as a way of monitoring professional competences. This theory suggests the alignment between the learning outcomes from the student's perspective and the goals defined by the teacher in the course planning. This tracking can be done in a variety of ways and include many data sources, such as student feedback questionnaires administered by faculty at some point during the semester. However, this follow-up requires a lot of effort from the teacher or the pedagogical team, which needs to adopt a continuous assessment model that captures several subjective aspects of these feedbacks, which are usually numerous. Thus, processing personal feedbacks aligning them with the development of competences to improve learning involves difficulties related to effort, workload and time spent to make improvements. Considering the challenges encountered and the context of competence-based education, this work proposes to answer the following central research question: How to monitor students' professional competences in an automated way, having as reference the Constructive Alignment Theory and course planning? To answer this question, this work proposes the creation and application of an AI-based tool solution to reveal the professional skills perceived by students from the processing of their feedbacks, called SkillSight. The Design Science Research method was used to build this solution in cycles, using text mining techniques such as topic modeling and named entity recognition, using the BERTopic and Spacy libraries. As a result, a low-fidelity prototype and a functional prototype of SkillSight were designed, which, according to the evaluation of teachers and specialists, had good acceptance and proved to be useful in the process of monitoring competences, helping the teacher in the processing of feedbacks from their students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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