Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47793

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorSANTOS, Raiça Luciene dos-
dc.date.accessioned2022-11-22T11:38:17Z-
dc.date.available2022-11-22T11:38:17Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationSANTOS. As brincadeiras e os jogos no contexto da educação infantil: o olhar das professoras sobre as contribuições para a prática docente. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47793-
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade compreender como os professores da educação infantil da escola pública municipal de Ameixas concebem as contribuições do brincar em sua prática docente. Neste sentido tomamos os jogos e as brincadeiras como dimensões muito importantes para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças, para afirmação de suas infâncias, de suas culturas infantis e, especialmente, para os fazeres e ensinares que atravessam a prática docente no contexto da educação infantil. Assim posto, elencamos como objetivo geral compreender como os professores da educação infantil da escola pública municipal de Ameixas concebem as contribuições do brincar em sua prática docente, e como específicos: Identificar o lugar atribuído ao brincar no espaço tempo da prática docente no contexto da educação infantil. Mapear as brincadeiras e os jogos utilizados na prática docente na educação infantil e analisar as contribuições do brincar na prática docente no espaço tempo da educação infantil. O nosso percurso metodológico se insere na abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, onde pôde tornar a conversa mais informal e descontraída. Os dados evidenciaram que os professores da educação infantil compreendem que os jogos e brincadeiras contribuem com a vivência de suas práticas docentes, oportunizando aprenderes e fazeres com mais interação e mais lúdicos. No entanto, ainda existe uma compreensão de que o lúdico só pode ocorrer com hora marcada ou como perca de tempo, reforçando a lógica da separação entre as atividades de brincar e de aprender.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPratica docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAs brincadeiras e os jogos no contexto da educação infantil: o olhar das professoras sobre as contribuições para a prática docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand how early childhood education teachers at the municipal public school in Ameixas conceive the contributions of playing in their teaching practice. In this sense, we take games and games as very important dimensions for the development and learning of children, for the affirmation of their childhoods, their children's cultures and, especially, for the actions and teaching that cross the teaching practice in the context of early childhood education. Thus, we list as a general objective to understand how early childhood education teachers at the public school in Ameixas conceive the contributions of playing in their teaching practice, and as specific: Identify the place attributed to playing in the space and time of teaching practice in the context of education childish. Mapping the plays and games used in teaching practice in early childhood education and analyzing the contributions of playing in teaching practice in the space and time of early childhood education. Our methodological path is part of the qualitative approach, using the semi-structured interview as methodological procedures for data collection, which could make the conversation more informal and relaxed. The data showed that early childhood education teachers understand that games and games contribute to the experience of their teaching practices, providing opportunities for learning and doing with more interaction and more playfulness. However, there is still an understanding that the ludic can only occur by appointment or as a waste of time, reinforcing the logic of separation between playing and learning activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Raiça Luciene dos Santos 2022.pdf571,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons