Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47793
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Raiça Luciene dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T11:38:17Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T11:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS. As brincadeiras e os jogos no contexto da educação infantil: o olhar das professoras sobre as contribuições para a prática docente. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47793 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por finalidade compreender como os professores da educação infantil da escola pública municipal de Ameixas concebem as contribuições do brincar em sua prática docente. Neste sentido tomamos os jogos e as brincadeiras como dimensões muito importantes para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças, para afirmação de suas infâncias, de suas culturas infantis e, especialmente, para os fazeres e ensinares que atravessam a prática docente no contexto da educação infantil. Assim posto, elencamos como objetivo geral compreender como os professores da educação infantil da escola pública municipal de Ameixas concebem as contribuições do brincar em sua prática docente, e como específicos: Identificar o lugar atribuído ao brincar no espaço tempo da prática docente no contexto da educação infantil. Mapear as brincadeiras e os jogos utilizados na prática docente na educação infantil e analisar as contribuições do brincar na prática docente no espaço tempo da educação infantil. O nosso percurso metodológico se insere na abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, onde pôde tornar a conversa mais informal e descontraída. Os dados evidenciaram que os professores da educação infantil compreendem que os jogos e brincadeiras contribuem com a vivência de suas práticas docentes, oportunizando aprenderes e fazeres com mais interação e mais lúdicos. No entanto, ainda existe uma compreensão de que o lúdico só pode ocorrer com hora marcada ou como perca de tempo, reforçando a lógica da separação entre as atividades de brincar e de aprender. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Pratica docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | As brincadeiras e os jogos no contexto da educação infantil: o olhar das professoras sobre as contribuições para a prática docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to understand how early childhood education teachers at the municipal public school in Ameixas conceive the contributions of playing in their teaching practice. In this sense, we take games and games as very important dimensions for the development and learning of children, for the affirmation of their childhoods, their children's cultures and, especially, for the actions and teaching that cross the teaching practice in the context of early childhood education. Thus, we list as a general objective to understand how early childhood education teachers at the public school in Ameixas conceive the contributions of playing in their teaching practice, and as specific: Identify the place attributed to playing in the space and time of teaching practice in the context of education childish. Mapping the plays and games used in teaching practice in early childhood education and analyzing the contributions of playing in teaching practice in the space and time of early childhood education. Our methodological path is part of the qualitative approach, using the semi-structured interview as methodological procedures for data collection, which could make the conversation more informal and relaxed. The data showed that early childhood education teachers understand that games and games contribute to the experience of their teaching practices, providing opportunities for learning and doing with more interaction and more playfulness. However, there is still an understanding that the ludic can only occur by appointment or as a waste of time, reinforcing the logic of separation between playing and learning activities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Raiça Luciene dos Santos 2022.pdf | 571,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons