Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47786

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Dyego Mendes do-
dc.date.accessioned2022-11-21T19:42:58Z-
dc.date.available2022-11-21T19:42:58Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-10-16-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Dyego Mendes do. Arte política e identidade queer no fotolivro Welcome Home. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47786-
dc.description.abstractO presente estudo tem o objetivo de compreender as imbricações entre arte, política e questões identitárias a partir da narrativa visual Welcome Home, do fotógrafo e artista visual Gui Mohallem. A obra compreende um interessante corpus de pesquisa, visto que reflete, a partir do relato fotográfico da experiência do autor em um santuário queer, no interior do Estado Unidos, os padrões estabelecidos pelas instâncias de poder heteronormativas aos corpos dissidentes. Para tal análise, recorremos ao caminho metodológico que corresponde aos estudos de Gerry Badger (2013), que auxiliará na compreensão das implicações e dos desdobramentos dos tipos de encadeamento das narrativas visuais em fotolivro. Tendo em vista a expressiva difusão de publicações de artista que trazem, enquanto tônica, as questões sociopolíticas e, mais especificamente, os desdobramentos das políticas identitárias, foram utilizados os estudos que compreendem a Teoria Queer a partir de Judith Butler (2016a e 2016b), Paul B. Preciado (2014) e Guacira Lopes Louro (2020). No que concerne ao entrecruzamento entre arte e política, as explanações do filósofo francês Jacques Rancière (2005, 2011 e 2012) facilitaram o entendimento das atitudes que conformam às obras de arte, em exclusivo, neste estudo, as narrativas visuais em fotolivro, seu sentido político. Espera-se com a presente pesquisa contribuir teórico-metodologicamente para as pesquisas sobre o campo dos fotolivros, visto sua significativa produção e difusão na última década, bem como a escassez de uma literatura que dê conta da área. Para além disso, trazer a reflexão sobre as mudanças socioculturais que atravessam o tecido social a partir das obras de arte e seus aspectos políticos.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotolivrospt_BR
dc.subjectArte e políticapt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectLGBTQIAP+pt_BR
dc.subjectGui Mohallempt_BR
dc.titleArte política e identidade queer no fotolivro Welcome Home.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7819813725990391pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand the overlap between art, politics and identity issues from the visual narrative Welcome Home, by photographer and visual artist Gui Mohallem. The work comprises an interesting corpus of research, since it reflects, from the photographic account of the author's experience in a queer sanctuary, in the interior of the United States, the standards established by heteronormative instances of power to dissident bodies. For this analysis, we resorted to the methodological path that corresponds to the studies of Gerry Badger (2013), which will help in understanding the implications and consequences of the types of chaining of visual narratives in photobooks. In view of the significant dissemination of artist publications that bring, as a tonic, sociopolitical issues and, more specifically, the developments of identity politics, studies that comprise Queer Theory from Judith Butler (2016a and 2016b), Paul B. Preciado (2014) and Guacira Lopes Louro (2020) were used. With regard to the intersection between art and politics, the explanations of the French philosopher Jacques Rancière (2005, 2011 and 2012) facilitated the understanding of the attitudes that conform to works of art, exclusively, in this study, the visual narratives in photobooks, their meaning political. It is hoped that this research will contribute theoretically and methodologically to research on the field of photobooks, given its significant production and dissemination in the last decade, as well as the scarcity of literature that covers the area. In addition, bring reflection on the sociocultural changes that cross the social fabric from works of art and their political aspects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dyego Mendes do Nascimento (1).pdf6,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons