Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47771

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Sheila Borges de-
dc.contributor.authorFERRAZ, Cláudio Victor Amorim de Azevedo-
dc.date.accessioned2022-11-21T17:07:38Z-
dc.date.available2022-11-21T17:07:38Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationFERRAZ, Cláudio. Agreste na Rua em Tempos de Pandemia: A Cultura Popular do Nordeste nas ondas do Rádio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47771-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida para a elaboração do projeto Agreste na Rua em tempos de pandemia, que consiste na produção de uma série de dois programas pilotos para o rádio, com aproximadamente 40 minutos de duração, cada um, buscando responder à pergunta: como as festas populares de rua do Agreste de Pernambuco mantiveram as tradições durante a pandemia da Covid-19? Nesta perspectiva, fez-se necessário compreender a significância do hábito de festejar para o ser humano, sobretudo, como estabeleceu-se a identidade cultural do pernambucano de modo a refletir, em suas festividades, elementos regionais que o distinguem perante o cenário nacional. Para além disso, foi realizada uma profunda pesquisa exploratória para identificar como os grupos culturais enfrentaram a realidade que se impôs em suas áreas de atuação diante da maior crise sanitária dos últimos cem anos ocasionada pela pandemia da Covid-19 entre os anos de 2020 e 2022. Conceitos como o da Folkcomunicação de Luiz Beltrão (2004), Casa e Rua de Roberto Da Matta (1984) e Identidade de Zygmunt Bauman (2005), dialogam nas reflexões aqui elucidadas de modo a convergir para a concepção de uma visão, disseminada pelo rádio, a partir das etapas de produção radiofônica propostas por Prado (2006) e Kaplun (2017), sobre as expressões da cultura popular nordestina nas festas de rua do agreste pernambucano. Para realizar a pesquisa, utilizamos como suporte metodológico os estudos de Vigorena e Battisti (2012) sobre a abordagem qualitativa e de Duarte e Barros (2011) que guiaram o método de nossa revisão bibliográfica e pesquisa exploratória.pt_BR
dc.format.extent131p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectFestas de Ruapt_BR
dc.subjectAgrestept_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectFolkcomunicaçãopt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.titleAgreste na rua em tempos de pandemia: a cultura popular do Nordeste nas ondas do rádio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7664203009930113pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the research developed for the elaboration of the Agreste na Rua project in times of a pandemic, which consists of the production of a series of two pilot programs for the radio, with approximately 40 minutes of duration, each one, seeking to answer the question: how Did the popular street parties in Agreste de Pernambuco maintain traditions during the Covid-19 pandemic? In this perspective, it was necessary to understand the significance of the habit of celebrating for the human being, above all, how the cultural identity of Pernambuco was established in order to reflect, in its festivities, regional elements that distinguish it from the national scene. In addition, a deep exploratory research was carried out to identify how cultural groups faced the reality that was imposed in their areas of activity in the face of the biggest health crisis of the last hundred years caused by the Covid-19 pandemic between the years 2020 and 2022 Concepts such as Luiz Beltrão's Folkcommunication (2004), Roberto Da Matta's Casa e Rua (1984) and Zygmunt Bauman's Identity (2005), dialogue in the reflections elucidated here in order to converge to the conception of a vision, disseminated by the radio, based on the stages of radio production proposed by Prado (2006) and Kaplun (2017), on the expressions of popular Northeastern culture in street parties in the Pernambuco countryside. To carry out the research, we used as methodological support the studies by Vigorena and Battisti (2012) on the qualitative approach and by Duarte and Barros (2011) that guided the method of our literature review and exploratory research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons