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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Michelle Figueiredo-
dc.contributor.authorARAÚJO, Midiã Juliana de Santana-
dc.date.accessioned2022-11-21T15:15:59Z-
dc.date.available2022-11-21T15:15:59Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47755-
dc.description.abstractIntrodução: O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica que pode ser classificada de natureza idiopática ou por destruição autoimune das células beta pancreáticas, sendo na maioria dos casos diagnosticado em crianças e adolescentes. Utilizar ferramentas lúdicas de forma associada ao ato de brincar pode se revelar uma estratégia poderosa para auxiliar o profissional de saúde, criando assim uma atmosfera de ressignificação dentro de seu processo de trabalho, permitindo à criança e ao adolescente expressarem seus sentimentos e melhora no autocuidado frente a sua condição de saúde. Objetivo: Verificar as práticas educativas em saúde que melhoram o autocuidado de crianças e adolescentes diabéticos disponíveis na literatura. Metodologia: O estudo se tratou de uma revisão integrativa da literatura dos últimos 05 anos, 2017-2022, realizada nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). A busca eletrônica foi baseada nos descritores “Type 1 Diabetes Mellitus”, “Blood Glucose Self-Monitoring”, “Health Education”e “Nursing”. O booleano “and”, que funciona como a palavra “e”, foi utilizado a fim de encontrar apenas artigos que englobassem a temática dos 04 descritores citados. Resultados: Foram selecionados inicialmente 44 artigos e após leitura e análise dos textos completos, 09 foram selecionados e constituíram a amostra final do estudo. Todos os estudos foram desenvolvidos no Brasil e foram realizados com crianças e adolescentes (idade  ≥ 2 e ≤  17 anos) diagnosticados com DM1, composta por ambos os sexos. 03 estudos estudaram crianças e adolescentes e desenvolveram tecnologias interativas como videogames com o objetivo de mudanças de comportamento e autogestão de doenças crônicas. 02 estudos estudaram crianças e desenvolveram atividades com Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI), com o objetivo de executar corretamente a técnica de autoinjeção de insulina e automonitoramento glicêmico (AMG). 03 estudos estudaram crianças e adolescentes e desenvolveram atividades lúdicas e educativas utilizando o BTI e apenas 01 deles utilizou o BTI e cartilha educativa e ambos tiveram como objetivo melhorar o AMG, a compreensão sobre o DM1 e autoinjeção de insulina. Conclusão: As práticas educativas em saúde é um método efetivo que proporciona vários benefícios para o portador com diabetes, principalmente na construção do autocuidado consciente para o controle metabólico com qualidade de vida.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAutomonitorização da glicemiapt_BR
dc.titleAtividades Lúdicas como Ferramentas no Autocuidado de Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus 1pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033169458147279pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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