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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Celeste de Souza-
dc.date.accessioned2022-11-21T14:01:55Z-
dc.date.available2022-11-21T14:01:55Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Celeste de Souza. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus e as práticas educativas de profissionalização.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47749-
dc.description.abstractO Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Brejo da Madre de Deus é um Movimento Social que luta pelos interesses e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O STTR-Brejo possui diversas práticas educativas direcionadas aos seus associados, mas o foco de estudo será as práticas educativas de profissionalização. O objetivo geral deste estudo é: analisar, na perspectiva dos trabalhadores e trabalhadoras rurais como as práticas educativas desenvolvidas no STTR influenciam a formação profissional dos trabalhadores rurais. A fundamentação teórica foi divida em três categorias: Práticas educativas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Profissionalização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A categoria teórica Práticas educativas foi fundamentada em Zabala (2008), Nascimento (2005), Frantz (2011) e Abreu e Cardoso (2005); a categoria Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foi fundamentada em Malagodi e Bastos (2003), Medeiros (1990), Hilário (2012), CONTAG (2009); a categoria profissionalização de trabalhadores e trabalhadoras rurais, fundamentada em Mendonça e Gonçalves (2009), Sampaio (2013), Giuliani (2013). A metodologia deste trabalho é do tipo qualitativa, para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, observação participante e registro de campo. A análise e discursão de dados foram realizadas a partir das categorias teóricas. A partir da análise e discursão dos dados é possível constatar que o STTR-Brejo é responsável por atender as demandas profissionais dos agricultores, através de suas formações que fornecem aos trabalhadores e trabalhadoras instrumentos necessários para tornar suas produções mais produtivas, rentáveis economicamente e ecológicas.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectSindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Ruraispt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectTrabalhadoras ruraispt_BR
dc.titleSindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus e as práticas educativas de profissionalização.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7456998764843527pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxThe Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) of Brejo da Madre de Deus is a Social Movement that fights for the interests and rights of rural workers. STTR-Brejo has several educational practices aimed at its members, but the focus of study will be on educational practices of professionalization. The general objective of this study is: to analyze, from the perspective of rural workers, how the educational practices developed in the STTR influence the professional training of rural workers. The theoretical foundation was divided into three categories: Educational practices, O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) and Professionalization of rural workers. The theoretical category Educational practices was based on Zabala (2008), Nascimento (2005), Frantz (2011) and Abreu and Cardoso (2005); the Rural Workers Union category was based on Malagodi and Bastos (2003), Medeiros (1990), Hilário (2012), CONTAG (2009); the professionalization category of rural workers, based on Mendonça and Gonçalves (2009), Sampaio (2013), Giuliani (2013). The methodology of this work is qualitative, for data collection semi-structured interviews, participant observation and field recording were carried out. Data analysis and discussion were performed based on theoretical categories. From the analysis and discussion of the data, it is possible to verify that the STTR-Brejo is responsible for meeting the professional demands of the farmers, through their training that provides workers with the necessary tools to make their productions more productive, economically profitable and ecological.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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