Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47734

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRITO, Danyella Juliana Martins de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Fernanda Souza-
dc.date.accessioned2022-11-21T12:41:04Z-
dc.date.available2022-11-21T12:41:04Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Fernanda Souza. Ensaios sobre as estruturas de consumo e de rendimento do setor de bens e serviços culturais no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47734-
dc.description.abstractEsta dissertação é formada por dois artigos que buscam investigar o setor cultural brasileiro. O primeiro artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais, por meio de uma análise probit bivariada. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros). Também é desenvolvido um indicador de amenidades culturais, com enfoque nas diferenças na oferta de equipamentos culturais nas regiões metropolitanas brasileiras. Para tanto, utiliza-se os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2018. Os resultados do indicador confirmam a presença de desigualdades regionais no acesso aos equipamentos culturais examinados. O segundo artigo tem como objetivo avaliar o impacto intersetorial das atividades artísticas e culturais nos demais setores da economia brasileira. Primeiro, tal análise é conduzida ponderando os efeitos da Covid-19, o que permite identificar como o setor foi afetado, em termos de produto, emprego e renda. Na sequência, é avaliada a relevância do setor cultural considerando os diferentes grupos de renda familiar. Para tanto, é utilizado a abordagem de insumo-produto, com a matriz de dados brasileiros mais recente de 2015 e informações da POF. Os principais resultados apontam que uma crise, como a da Covid-19, considerando apenas o efeito no setor cultural, tem um impacto de reduzir em 31,8% o produto das atividades culturais, o equivalente a uma perca de 237.701 postos de trabalho. Este resultado sinaliza a relevância do setor para a economia brasileira. Ademais, as famílias de menor renda, grupo representativo de mais de 70% dos domicílios, são responsáveis por apenas 28% de toda demanda das famílias brasileira pelo setor cultural; enquanto as famílias nos estratos de renda mais elevados, que representam menos de 3% dos domicílios, consomem 22% do setor. Tal resultado sinaliza para a importância de que políticas públicas sejam desenvolvidas a fim de estimular o consumo entre os grupos de menor renda, uma vez que, além dos benefícios econômicos mostrados nessa pesquisa, existem benefícios intangíveis da atividade cultural para uma sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura – Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectIndústria cultural - Brasilpt_BR
dc.subjectBens de consumo – Aspectos culturaispt_BR
dc.titleEnsaios sobre as estruturas de consumo e de rendimento do setor de bens e serviços culturais no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Marcus Vinícius Amaral e-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7536055331252375pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2513139681910896pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThis dissertation consists of two articles that seek to investigate the Brazilian cultural sector. The first article aims to evaluate the factors that are associated with the consumption of direct cultural goods and services outside the home, considering such consumption as interconnected with the consumption of other cultural goods and services, through a bivariate probit analysis. For this, data from the Household Budget Survey (POF) from 2017-2018 are used. Overall, the results obtained for the model indicate that the consumption of direct cultural goods and services outside the home and the consumption of other cultural goods and services are positively correlated, highlighting the issue of inequality in cultural consumption due to certain social barriers (education, income, access to credit, among others). An indicator of cultural amenities is also developed, focusing on differences in the supply of cultural facilities in Brazilian metropolitan regions. For this purpose, data from the 2018 Municipal Basic Information Survey (MUNIC) are used. The results of the indicator confirm the presence of regional inequalities in access to the cultural facilities examined. The second article aims to assess the intersectoral impact of artistic and cultural activities on other sectors of the Brazilian economy. First, such an analysis is conducted by weighing the effects of Covid-19, which allows identifying how the sector was affected, in terms of product, employment and income. Next, the relevance of the cultural sector is evaluated considering the different family income groups. For this, the input-output approach is used, with the most recent Brazilian data matrix from 2015 and information from the POF. The main results point out that a crisis, such as that of Covid-19, considering only the effect on the cultural sector, has an impact of reducing the product of cultural activities by 31.8%, equivalent to a loss of 237,701 jobs. This result signals the relevance of the sector to the Brazilian economy. Furthermore, lower-income families, a group representing more than 70% of households, are responsible for only 28% of all Brazilian families' demand for the cultural sector; while families in the highest income strata, which represent less than 3% of households, consume 22% of the sector. This result points to the importance of public policies being developed in order to stimulate consumption among lower- income groups, since, in addition to the economic benefits shown in this research, there are intangible benefits of cultural activity for a society.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4815121851595780pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernanda Souza Pereira.pdf909,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons