Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47674
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GALLI, Fernanda Correa Silveira | - |
dc.contributor.author | ARRUDA, Pedro Henrique Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T19:18:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T19:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-02 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Pedro Henrique Carvalho de. Língua(gem), norma padrão, diversidade: movimentos de legitimação, efeitos de homogeneização. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47674 | - |
dc.description.abstract | Filiado às bases teórico-metodológicas da Análise de Discurso de vertente pecheutiana, esse artigo se propõe a tentar entender de que modo a norma padrão, significada nas/pelas políticas públicas para a educação, atua no processo de manutenção e legitimação das desigualdades sociais, econômicas e culturais do país. Para tal, discutimos os mecanismos pelos quais a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto maior documento regulador/norteador da prática docente na Educação Básica, instrumentaliza o exercício do controle e da dominação na/pela prescrição do ensino normativo de língua, produzindo um efeito de apagamento das(s) diversidade(s) linguística(s) à medida que abre espaço para a circulação da ideologia neoliberal. Metodologicamente, foram recortadas quatro materialidades na terceira e mais recente publicação da BNCC: duas da seção Apresentação, uma da seção Introdução e uma da seção Etapa do Ensino Fundamental, na Área de Linguagens, em Língua Portuguesa. A hipótese principal dessa reflexão é a de que os sentidos em disputa presentes no discurso da Base fazem ver um embate de interesses entre o Estado e segmentos privatizantes da sociedade, donde emerge a discriminação das variedades linguísticas marginais (marginalizadas) e a fixação dos lugares que estes sujeitos irão ocupar na estratificação social. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise de Discurso | pt_BR |
dc.subject | Norma padrão | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.title | Língua(gem), norma padrão, diversidade: movimentos de legitimação, efeitos de homogeneização | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3498444823204740 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7385478501811000 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Affiliated to the theoretical and methodological bases of Discourse Analysis by Pecheux, this article aims to try to understand how the standard norm, signified in/by public policies for education, acts in the process of maintenance and legitimation of social, economic and cultural inequalities of the country. To this end, we will discuss the mechanisms by which the Common National Curriculum Base (BNCC), as the largest regulatory document guiding teaching practice in Basic Education, instrumentalizes the exercise of control and domination in/through the prescription of normative language teaching, producing an effect of erasing linguistic diversity(ies) as it makes room for the circulation of neoliberal ideology. Methodologically, four materialities were cut in the third and most recent publication of the BNCC: two from the Presentation section, one from the Introduction section and one from the Elementary School Stage section, in the Language Area, in Portuguese, from which we analyzed how the standard norm is signified in it. The main points to the conclusion that the meanings in dispute present in the discourse of the Base make us see a clash of interests between the State and privatizing segments of society, hence the discrimination of marginal linguistic varieties (marginalized) and the establishment of the places that these subjects will occupy in social stratification. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-7514-0161 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Henrique Carvalho de Arruda.pdf | 292,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons