Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47669

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorFRANÇA, Tássila Lauanda Silva-
dc.date.accessioned2022-11-17T18:17:57Z-
dc.date.available2022-11-17T18:17:57Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationFRANÇA, Tássila Lauanda Silva. Letramento acadêmico e formação profissional docente: um estudo com graduandos do curso de Pedagogia do CAA/UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47669-
dc.description.abstractO ingresso na universidade tende a ser um momento muito aguardado pelos estudantes, pois marca o início da sua formação profissional. No entanto, por não estarem familiarizados com a linguagem e os gêneros acadêmicos, podem surgir dificuldades, tanto na leitura quanto na escrita desses gêneros. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como estudantes de um curso de Pedagogia estabelecem relações com o letramento acadêmico na sua formação profissional docente. Ancoramo-nos nas discussões sobre letramento acadêmico, no campo dos Novos Estudos de Letramento, com base, principalmente, no estudo desenvolvido por Lea e Street (1998), e nas contribuições bakhtinianas sobre gêneros do discurso. Como instrumento de geração de dados, aplicamos um questionário com vinte estudantes do 1° e do 9° períodos do curso de pedagogia do CAA/UFPE e analisamos os dados a partir da técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados encontrados demonstram que, principalmente no início da graduação, os estudantes estabelecem relações conflituosas com o letramento acadêmico, por considerarem a linguagem acadêmica complexa e não dominarem os gêneros dessa esfera. Porém algumas dificuldades para ler e produzir textos acadêmicos persistem, até mesmo quando já estão finalizando o curso. Nesse sentido, os estudantes apontam para a necessidade de um ensino situado em torno dos gêneros acadêmicos, possibilitando o desenvolvimento do letramento acadêmico desde o início da graduação.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectFormação profissional docentept_BR
dc.subjectEstudantes de Pedagogiapt_BR
dc.subjectGêneros acadêmicospt_BR
dc.titleLetramento acadêmico e formação profissional docente: um estudo com graduandos do curso de Pedagogia do CAA/UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241548383126550pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.description.abstractxAdmission to university tends to be a much-awaited moment for students, as it marks the beginning of their professional training. However, as they are not familiar with the language and academic genres, difficulties may arise, both in reading and writing these genres. Thus, the present study aims to understand how students from a Pedagogy course establish relationships with academic literacy in their professional teacher training. We are anchored in discussions on academic literacy, in the field of New Literacy Studies, based mainly on the study developed by Lea and Street, and on bakhtinian contributions on discourse genres. As a data generation instrument, we applied a questionnaire with twenty students from the 1st and 9th periods of the pedagogy course at CAA/UFPE and analyzed the data using the thematic content analysis technique. The results found show that, especially at the beginning of graduation, students establish conflicting relationships with academic literacy, as they consider academic language complex and do not master the genres of this sphere. But some difficulties in reading and producing academic texts persist, even when are already completing the course. In this sense, students point to the need for teaching situated around academic genres, enabling the development of academic literacy from the beginning of graduation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tássila Lauanda Silva França.pdf444,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons