Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4766
Título: O lugar de meninas e meninos do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife no contexto da sala de aula
Autor(es): Maria Mendonça Pereira, Waldenice
Palavras-chave: Campo de pesquisa; Rede Municipal do Recife; Gênero
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Mendonça Pereira, Waldenice; Luíza Neto Siqueira, Maria. O lugar de meninas e meninos do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife no contexto da sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Nos últimos anos vivenciamos um movimento social, relacionado às reflexões sobre conteúdos de gênero, abrangendo uma diversidade de temas e questões, as quais também dizem respeito ao contexto escolar e aos processos de ensino e aprendizagens. Desse modo, nesta investigação procurou-se entender os processos de assimilação e transmissão dos conteúdos das relações sociais de gênero, vivenciados por meninas e meninos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife, no contexto da sala de aula, bem como, o sentido atribuído a esses conteúdos. Assim, este estudo teve como objetivos: captar a dinâmica das relações sociais de gênero que se expressam e se materializam nas vivências do contexto da sala de aula; compreender o sentido que meninas e meninos atribuem a essas relações; e, confrontar o conhecimento já produzido acerca dessas relações com o das práticas educativas nesse contexto. Na revisão da literatura, no que se refere a esse conhecimento, buscou-se apreender a concepção de criança dos séculos XII ao XIX, o lugar de meninas e meninos na história da educação brasileira, e, concepções de desenvolvimento humano, especialmente, em referência à infância. Para realizar esse intento, buscou-se através das técnicas de observação participante, e de entrevistas semi-estruturadas, dirigidas aos sujeitos de pesquisa, atender às questões: Como meninas e meninos estão configurando as relações sociais de gênero no contexto escolar? Que sentido têm para meninas e meninos as relações sociais de gênero presentes no contexto da sala de aula? Os resultados encontradosindicam que, o lugar dessas meninas e desses meninos está marcado pelas diferenças sociais, culturais e de gênero, apontando também para o fato de que essas crianças estão assimilando e transmitindo os elementos definidores da feminilidade e masculinidade de forma estereotipada. Além disso, a discussão e reflexão sobre os conteúdos que se referem à categoria gênero ainda não adentraram de forma consistente na prática educativa da sala de aula da escola campo de pesquisa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4766
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5886_1.pdf794,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.