Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47658

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGITIRANA, Verônica Gomes Ferreira-
dc.contributor.authorSANTOS, Déric Vinicíus-
dc.date.accessioned2022-11-17T15:19:48Z-
dc.date.available2022-11-17T15:19:48Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47658-
dc.description.abstractAs funções são fundamentais para descrever diversas situações do cotidiano, tendo em vista suas diversas aplicações. Portanto, seu estudo é fundamental para toda a sociedade. Com essa perspectiva, objetivamos gerar classes de situações que atribuem significado à função exponencial. Para o estabelecimento dessas classes, levaremos em consideração o estudo de explicações contextualizadas, exemplos, problemas propostos e exercícios em livro didático, tendo em vista que ele sempre foi forte aliado, não só do professor, como dos alunos durante os processos de ensino e aprendizagem. Tal fato se dá, porque nele os estudantes e professores podem consultar, não só os conceitos, mas também algumas estratégias de resolução de exercícios. A fim de atingir o objetivo de nossa pesquisa, buscamos responder à seguinte questão: Que tipos de situações envolvendo a função exponencial são trazidos por um livro didático do 1º ano do Ensino Médio? Para isso, pautamo-nos na Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida pelo Pesquisador Gérard Vergnaud, que defende a importância da variação nos tipos de situações a serem enfrentadas pelos estudantes. Para gerar tal classificação, os problemas contextualizados foram analisados segundo os seguintes critérios: significados, contextos, elementos dados, elementos solicitados. A partir desses critérios, foram geradas as classes e subclasses. Devido à limitação de tempo, conseguimos detalhar as seguintes classes: Taxa sobre Taxa, cisão e reprodução. Surgiram também quatro situações em que, apesar de a obra transformar em situações de Taxa sobre Taxa, elas apresentam uma característica diferente que precisa ser estudada posteriormente. Revelou-se ainda que a grande maioria de situações encontradas nos livros sobre função exponencial são mistas, incluindo composições da exponencial com situações de função linear e afim.pt_BR
dc.format.extent105p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSituaçõespt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
dc.titleSituações de função exponencial: um mapeamento das estruturas à luz da Teoria dos Campos Conceituais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de formação docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Déric Vinicíus dos Santos.pdf6,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons