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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47648

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Felix Christian Guimarães-
dc.contributor.authorANDRADE, Ícaro Ramon Silva de-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:20:39Z-
dc.date.available2022-11-17T14:20:39Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationANDRADE, Ícaro Ramon Silva de. Análise estrutural computacional de veículos aéreos não tripulados de média altitude e elevada autonomia. 2022. 144 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47648-
dc.description.abstractAtualmente, verifica-se uma recorrência cada vez maior ao emprego de aeronaves não tripuladas nos mais variados setores da sociedade. Desempenhando funções civis e militares, desde o agronegócio ao monitoramento de territórios, os veículos aéreos autônomos estão em todos os lugares. Assim sendo, o presente trabalho buscou explorar o potencial da simulação computacional para realizar uma etapa de fundamental importância no projeto dessas máquinas voadoras: a análise estrutural. Portanto, foram percorridas as etapas desde a modelagem geométrica, passando pela determinação dos carregamentos por meio de normas até a avaliação de conformidade da estrutura. Para isto, esta pesquisa de simulação fez uso do computador como instrumento de aquisição dos resultados e do método hipotético-dedutivo como guia para a obtenção das conclusões. Como resultados e contribuições deste trabalho, destacam-se a organização didática de um material que inclui arquitetura aeronáutica e distribuição de carga na estrutura com base em normas e modelos analíticos justificados pelos fundamentos aerodinâmicos também apresentados. Além disso, ênfase deve ser dada ao desenvolvimento de uma metodologia para reengenharia de veículos aéreos não tripulados focando nas reconstituições de opções estruturais, seguido pela aplicação dessa metodologia, com sucesso, em duas atividades de reengenharia parcial. Outra contribuição que merece destaque foi o estudo de um modelo mais completo de aeronave, que inclui mais partes e componentes, tendo em vista que as análises até então encontradas na literatura não contemplaram modelos tão abrangentes de aeronaves. Após a avaliação dos resultados foi possível concluir que todas as atividades são naturalmente iterativas, onde conhecimentos teóricos e experiência prática se combinam para uma tomada de decisões mais efetiva.pt_BR
dc.format.extent144 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleAnálise estrutural computacional de veículos aéreos não tripulados de média altitude e elevada autonomiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5758189088491797pt_BR
dc.description.abstractxCurrently, there is an increasing recurrence to the use of unmanned aircraft in the most varied sectors of society. Performing civil and military roles, from agribusiness to monitoring territories, autonomous aerial vehicles are everywhere. Therefore, the present work sought to explore the potential of computer simulation to perform a fundamentally important step in the design of these flying machines: the structural analysis. Thus, the steps were covered from geometric modeling, through the determination of loads by means of standards to the evaluation of the conformity of the structure. For this, this simulation research made use of the computer as an instrument to acquire the results and of the hypothetical-deductive method as a guide to obtain the conclusions. As results and contributions of this work, the didactic organization of a material that includes aeronautical architecture and load distribution in the structure based on standards and analytical models justified by the aerodynamic fundamentals also presented. Furthermore, emphasis should be given to the development of a methodology for reengineering unmanned aerial vehicles focusing on the reconstruction of structural options, followed by the successful application of this methodology in two partial reengineering activities. Another contribution worth mentioning was the study of a more complete model of aircraft, which includes more parts and components, considering that the analyzes found in the literature so far did not contemplate such comprehensive models of aircraft. After evaluating the results, it was possible to conclude that all activities are naturally iterative, where theoretical knowledge and practical experience combine for more effective decision-making.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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