Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47556

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorMELO, Thaiane Almeida de-
dc.date.accessioned2022-11-16T11:49:57Z-
dc.date.available2022-11-16T11:49:57Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationMELO, Thaiane. As contribuições da formação de grupos de astronomia na rede básica de ensino: um olhar sob a perspectiva Freireana da educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47556-
dc.description.abstractO ensino de astronomia está contido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN+) dentro das disciplinas de ciências da natureza e suas tecnologias, no eixo temático “Universo, Terra e Vida”, porém esses conteúdos continuam sendo excluídos da matriz curricular. Sendo assim, os alunos entendem a ausência desses conteúdos e buscam meios para suprir essa falta. Um desses meios é a criação de grupos de astronomia, assim, essa pesquisa tem o objetivo de investigar as intenções do processo de formação desses grupos. Essa pesquisa gira em torno de dois grupos: “O céu não é o limite”, localizado na ETI Prefeito João Lyra, e “As três marias”, localizado na escola Santo Amaro, ao qual não chegou a ser implementado. Através de uma entrevista pelo Google Meet analisamos as respostas sob a perspectiva Freireana da educação sobre as curiosidades. Após uma análise das respostas dos entrevistados constatou-se que os grupos, mesmo que se iniciem com uma curiosidade ingênua sobre temas de astronomia, têm a capacidade de torná-la crítica, dentro do que Paulo Freire chama de curiosidade epistemológica. Pelas falas dos integrantes, é indiscutível a importância de grupos de astronomia na rede básica de ensino, pois contribui tanto na formação acadêmica quanto pessoal, acarretando no desenvolvimento de habilidades que consideramos importantes no processo educacional. Também constatou-se a importância do professor como motivador.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrupos de astronomiapt_BR
dc.subjectCuriosidade ingênuapt_BR
dc.subjectCuriosidade epistemológicapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.titleAs contribuições da formação de grupos de astronomia na rede básica de ensino: um olhar sob a perspectiva Freireana da educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8788099354446951pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of astronomy is contained in the National Curricular Common Base (BNCC) and in the National Curricular Parameters (PCN+) within the disciplines of natural sciences and their technologies, in the thematic axis “Universe, Earth and Life”, but these contents continue to be excluded. of the curriculum matrix. Therefore, students understand the absence of these contents and seek ways to fill this lack. One of these means is the creation of astronomy groups, so this research aims to investigate the intentions of the formation process of these groups. This research revolves around two groups: The sky is not the limit located at the ETI Mayor João Lyra and As Três Marias located at the Santo Amaro school, which was not attended. Through an interview by google meet, we analyzed the answers from the Freirian perspective of education on curiosities. After an analysis of the respondents' answers, it was found that the groups, even if they start with a naive curiosity, have the ability to criticize themselves, becoming epistemological. In their speeches, the importance of astronomy groups in the basic education network is indisputable, as it contributes both to academic and personal training, resulting in the development of skills that we consider important in the educational process. It also found the importance of the teacher as a motivator.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Astronomiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized.pdf316,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons