Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47555
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARCEZ, Thalles Vitelli | - |
dc.contributor.author | MENDONÇA, Vinicius Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T11:38:25Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T11:38:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | MENDONCA, Vinicius Henrique de. Sistema de apoio a decisão para redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47555 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para identificar os trechos mais críticos das rodovias no intuito de orientar melhor a distribuição de recursos disponíveis, que normalmente são limitados e escassos, de redução do risco de acidentes de trânsito. Para isso, evidenciando que a criticidade dos acidentes de trânsito em rodovias envolve múltiplas dimensões de avaliação, tais como severidade do acidente, condições meteorológicas, características da via, etc.; este trabalho utiliza a abordagem multicritério para considerar os diferentes critérios de influência no risco de acidentes. Além disso, dada a dinamicidade desses critérios ao longo do tempo, foi utilizada uma abordagem multiperíodo de modo a considerar a evolução dos critérios no tempo. Desta forma, a avaliação conjunta de abordagens multicritério e multiperíodo se dá através do método MUPOM (MUlti-criteria multi-Period Outranking Method). Portanto, este estudo apresenta a metodologia e funcionalidades para o desenvolvimento de um sistema computacional, um software destinado a auxiliar os usuários e agentes de segurança pública na redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias, como forma de implementar medidas preventivas aos acidentes de trânsito, de forma rápida, estratégica e eficiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema de Apoio a Decisão | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de transito | pt_BR |
dc.subject | Decisão multicriterio | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Multiperiodo | pt_BR |
dc.subject | MUPOM | pt_BR |
dc.subject | Rodovias Federais | pt_BR |
dc.title | Sistema de apoio a decisão para redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6314836481912912 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1830132039422949 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work proposes a Decision Support System (DSS) to identify the most critical stretches of highways, in order to better guide the distribution of available resources, generally limited and scarce, to reduce the risk of traffic accidents. For this, to show that the criticality of traffic accidents on highways involves multiple evaluation dimensions, such as accident severity, weather conditions, road characteristics, etc.; this work uses the multicriteria approach to consider the different criteria that influence the risk of accidents. Furthermore, given the dynamics of these criteria over time, a multiperiod approach was used to consider the evolution of the criteria over time. Thus, the joint evaluation of the multi-criteria and multi-period approaches is performed by the MUPOM method (Multi-criteria multi-period outranking method). Therefore, this study presents the methodology and functionalities for the development of a computerized system, a software developed to assist users and public safety agents in reducing the risk of traffic accidents on highways, as a way of implementing preventive measures against traffic accidents. quickly, strategically and efficiently. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vinicius Henrique de Mendonca.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons