Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47512

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBREUNIG, Tiago Hermano-
dc.contributor.authorAGUIAR, Lucas Santos-
dc.date.accessioned2022-11-11T14:35:37Z-
dc.date.available2022-11-11T14:35:37Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.date.submitted2022-11-07-
dc.identifier.citationAGUIAR, Lucas Santos. Episódios de Ise e o Decameron : um estudo comparativo sobre a secularização da imagem feminina na literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47512-
dc.description.abstractEste trabalho se destina à investigação da relação entre duas obras literárias, o Decameron de Boccaccio e Episódios de Ise (伊勢物語, Ise monogatari), num esforço para reconstituir e aprofundar o conhecimento de suas formas de representação da realidade, à medida que enquanto gêneros literários compõem pontos fulcrais na historiografia literária de que são constituídos. No decorrer desta monografia, o contexto do trecento, da mobilidade social e da moralidade burguesa na Itália de Boccaccio é tomada a partir de Carpeaux (2012) e Hauser (1998), sendo tais fatores coadunados às perspectivas de Auerbach (2020) sobre a secularização e a representação da realidade no contexto do Renascimento e de Steinhauer (2016) sobre a caracterização, funcionamento e debates possíveis dentro do gênero novela, viabilizaram a compreensão do elemento feminino no Decameron como um elemento novo dentro literatura ocidental. Por meio desta articulação, partimos a um movimento semelhante a partir do contexto do desenvolvimento de novas culturas marcadamente nacionais e particulares que passam a surgir dentro da estética do Japão do período Heian 平安時代 (Heian jidai, 794 — 1185), tendo suas características embasadas a partir de McCullough (1999), Keene (1993), Kato (1979) e Yoshida (1999). De posse desse aparato a respeito do diálogo entre a história e a estética que desemboca nas cortes do Heian, demonstramos como a mulher também apresenta traços de uma nova representação, mais pautada na realidade prosaica e secular, tal como acontece nas novelas do Decameron de Boccaccio. Essa articulação é feita com base na perspectiva de representação da mulher na literatura deste período presente em Yamamoto (2021); nos diálogos entre as estéticas Miyabi (SORTE JUNIOR, 2018) e Furyu (KONISHI, 1986); e nos comentários de leitura à obra de McMillan (2016). Embora a articulação seja possível, chamamos atenção às particularidades que concernem à distância entre as duas culturas literárias, uma vez que a abordagem da perspectiva secular da mulher é comprovável nos dois âmbitos, mas a práxis estética nas duas obras naturalmente apresente divergências.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDecameronpt_BR
dc.subjectIse monogataript_BR
dc.subjectsecularismopt_BR
dc.subjectnovelapt_BR
dc.subjectmonogataript_BR
dc.titleEpisódios de Ise e o Decameron : um estudo comparativo sobre a secularização da imagem feminina na literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALENCAR, Angélica Louise de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057116183700539pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4555361609634168pt_BR
dc.description.abstractxThis work intends to investigate the relation between two literary works, the Decameron from Boccaccio, and the Ise Episodes (伊勢物語, Ise monogatari), as an effort to rebuild and deepen knowledge about their representation of reality, as long as a literary genre, compose central points in the literary historiography in which they were constituted. During this monography, the context of the trecento, the social mobility and the bourgeouis morality in Boccaccio’s Italy is taken from Carpeaux (2012) and Hauser (1998), being these factors consistente with the Auerbach’s (2020) perspectives about secularization and the representation of reality in the renaissance’s context, and Steinhauer’s (2016) about the description, operation and possible debates inside the novella genre, enabling the understanding of the feminine element in the Decameron as a new element inside the ocidental literature. Through this articulation, we start a similar move from the development of new cultures markedly national and particular that start to emerge inside the Heian Period Japan’s aesthetic 平安時代 (Heian jidai, 794 — 1185), having its characteristics based on de McCullough (1999), Keene (1993), Kato (1979) and Yoshida (1999). Owning this apparatus about the dialogue between history and aesthetics that debouch on Heian courts, we demonstrate how the women also shows traces of a new representation, more guided by the prosaic and popular reality, as it happens in the Decameron novellas’ from Boccaccio. This articulation is made based on the perspective of female representation in this period’s literature, present in Yamamoto (2021); in the dialogues between the Miyabi (SORTE JUNIOR, 2018) and Furyu (KONISHI, 1986) aesthetics; and in McMillan’s (2016) reading comments. Although the articulation is possible, we claim attention to the particularities concerning the distance between these two literary cultures, since the approach from the secular perspective of women is verifiable in both spheres, but the aesthetic praxis in the two works naturally shows divergences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letras (DL)pt_BR
dc.degree.graduationLetras (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1062271852479741pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lucas Santos Aguiar.pdf951,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons