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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Isabeli Lins-
dc.contributor.authorMONTE, Stheffany Júlia Alves do-
dc.date.accessioned2022-11-10T17:41:12Z-
dc.date.available2022-11-10T17:41:12Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-10-10-
dc.identifier.citationMONTE, Stheffany Júlia Alves do. A vivência de jogos e brincadeiras nas praças e parques públicos do Município de Vitória de Santo Antão em tempos de pandemia da COVID-19. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47491-
dc.description.abstractA infância é uma fase crucial para o desenvolvimento humano, onde as brincadeiras vivenciadas nessa faixa etária nos espaços públicos de lazer contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. As praças e parques públicos além de desenvolver o papel de socialização, mostram-se de grande importância para o desenvolvimento infantil, nas habilidades motoras, cognitivas e psicológicas através do brincar. Mas, o cenário atual vivenciado pela pandemia acarretou no distanciamento da população a esses espaços, resultando em uma nova configuração de vivenciar o brincar. Com a flexibilização das medidas de contenção ao vírus da COVID-19, já é possível observar o acesso da população do Município de Vitória de Santo Antão as praças e parques públicos da cidade. Sendo assim o trabalho tem como objetivo, registrar as características e singularidades da vivência cotidiana de jogos e brincadeiras por crianças em praças e parques públicos da cidade de Vitória de Santo Antão durante a flexibilização das medidas de restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Através de um estudo exploratório descritivo, analítico. Realizando a seleção de duas praças do Município de Vitória de Santo Antão, e posteriormente começar dez sessões de observações nas respectivas praças escolhidas, onde cada sessão terá duração de trinta minutos. Foi possível observar que o comportamento do brincar estava atrelado à utilização dos equipamentos de lazer infantil presentes nas praças tais como: balanços, gangorras e escorregadores, e a repetições de algumas ações foi notório como, pega-pega, brincar com equipamentos pessoais (skate, patinete, carrinhos). E em relação a problemática da COVID-19, não atrapalhou de forma significativa o desenvolvimento dessas ações do brincar pelo público infantil nos espaços das praças.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbrincarpt_BR
dc.subjectpraçaspt_BR
dc.subjectparques públicospt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleA vivência de jogos e brincadeiras em praças e parques públicos do Município de Vitória de Santo Antão em tempos da pandemia do COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6286864278950555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9851182913214657pt_BR
dc.description.abstractxChildhood is a crucial stage for human development, where the games experienced in this age group in public leisure spaces contribute to the development of motor, social and cognitive skills. Public squares and parks, in addition to developing the role of socialization, are of great importance for child development, in motor, cognitive and psychological skills through play. But the current scenario experienced by the pandemic, resulted in the social distancing from public leisure spaces, resulting in a new configuration of play experiencing. With the flexibilization of measures to contain the COVID-19 virus, it is already possible to observe the access of the population of Vitória de Santo Antão to public squares and parks in the city. Thus, the work aims to register the characteristics and singularities of the daily experience of play by children in public squares and parks in the city of Vitória de Santo Antão during the relaxation of restrictions measures imposed by the COVID-19 pandemic. Through an exploratory descriptive, analytical study. Performing the selection of two squares in the municipality of Vitória de Santo Antão, and subsequently starting ten observation sessions in the respective chosen squares, where each session will last for thirty minutes. It was possible to observe that the behavior of play was tied to the use of children's leisure equipment present in the squares such as: swings, seesaws and slides, and the repetitions ofsome actions was notorious such as, catch-handle, playing with personal equipment (skateboard, skate, carts). And in relation to the problem of COVID-19, it did not significantly hinder the development of these actions of play by the children's public in the spaces of the squares.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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