Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47436
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Mércia Patrícia Pereira | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Mariana Ramalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T23:18:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T23:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47436 | - |
dc.description.abstract | Em 18 de dezembro de 2018, foi publicada a Resolução Nº 7, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), constando no seu Art. 4º que “as atividades de Extensão (Universitária) devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. Neste sentido, os cursos de graduação vêm trabalhando para a implementação da curricularização da Extensão nos seus Projetos Pedagógicos de Curso. No presente Trabalho de Conclusão de Curso será relatado um estudo de caso de projeto (Biologia nos bairros) criado para fomentar a implementação da curricularização da Extensão no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Ademais, será apresentada uma avaliação dos discentes envolvidos nas ações de Extensão e, particularmente, será abordado um relato de experiência da autora como discente participante da experiência da curricularização da Extensão na graduação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com a Coordenação do Curso e análise de formulários preenchidos pelos discentes participantes das ações de Extensão. Quanto ao corpo discente, a adesão para responder o formulário foi baixa, somente 11,19% de um total de 143 alunos dos quatro períodos convidados; dentre eles, cinco do semestre de 2020.1 (33,3%), dois de 2020.2 (13,3%), cinco de 2021.1 (33,3%) e quatro de 2021.2 (26,7%). De forma geral, a experiência da implementação de ações de Extensão no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas foi considerada proveitosa pelos docentes e discentes, sendo fundamental para formar futuros biólogos em profissionais mais completos e competentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curricularização | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Extensão | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Ações de Extensão | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Implementação de ações curriculares de extensão no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, UFPE: estudo de caso e relato de experiência no projeto “Biologia nos Bairros” | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PAIVA, Patrícia Maria Guedes | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0809239562701954 | pt_BR |
dc.description.abstractx | On December 18, 2018, it was published the Resolution No. 7, of the Chamber of Higher Education of the National Education Council (CES/CNE), stating in its Article 4 that "the (University) Extension activities must make up, at least, 10% (ten percent) of the total curricular student workload of undergraduate courses, which must be part of the curricular matrix of the courses". In this sense, the undergraduate courses have been working to implement the curricularization of Extension in their Pedagogical Course Projects. In this Course Conclusion Paper, a case study of a project (Biology in the neighborhoods) created to foster the implementation of the curricularization of the Extension in the Bachelor of Biological Sciences course at the Federal University of Pernambuco will be reported. In addition, an evaluation of the students involved in Extension actions will be presented and, in particular, an experience report of the author as a student participating in the experience of curricularization of Extension in the undergraduate course will be addressed. To this end, interviews were conducted with the Course Coordination and analysis of forms filled out by students participating in Extension actions. As for the student body, adhesion to answer the form was low, only 11.19% of a total of 143 students from the four periods invited; among them, five from the semester of 2020.1 (33.3%), two from 2020.2 (13.3%), five from 2021.1 (33.3%) and four from 2021.2 (26.7%). In general, the experience of the implementation of Extension actions in the Bachelor's Degree in Biological Sciences was considered fruitful by teachers and students, being fundamental to form future biologists into more complete and competent professionals. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2885145995086459 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIANA CORRIGIDOM2_BIBLIOTECA.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons