Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47396
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Luiz Felipe Miguel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T17:28:42Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T17:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-20 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Luiz Felipe Miguel da S.. O USO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DA HISTÓRIA LOCAL COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES PARA SALA DE AULA. 2022. TCC (História/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47396 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa as possibilidades na utilização da história local e dos patrimônios históricos e culturais do município de Igarassu na formulação de estratégias didáticas para as aulas de História do Brasil Colonial no ensino básico. Esta reflexão se iniciou a partir da observação do processo de ensino-aprendizagem histórico em Igarassu e a importância visualizada na construção de alternativas didáticas que auxiliem a valorização histórica e cultural da cidade. Apresenta-se como estratégia didático-pedagógica o desenvolvimento de uma sequência didática destinada à rede municipal de ensino, partindo de uma questão orientadora que visa trabalhar a formação de Igarassu no período colonial brasileiro, explorando o desenvolvimento do projeto administrativo português e a pluralidade cultural presente na cidade. O objetivo desta pesquisa consiste em elaborar uma proposta didático-pedagógica que associe o ensino da história colonial à abordagem da história local, aos conjuntos patrimoniais e ao processo de formação identitário dos estudantes da educação básica do município de Igarassu. Também será apresentado um debate sobre a contribuição que a educação patrimonial e a história local podem acrescentar às aulas de história. | pt_BR |
dc.format.extent | 125p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História Local | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | O Uso do Patrimônio Cultural e da História Local enquanto ferramentas didáticas no Ensino de História : possibilidades para a sala de aula. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREITAS, Camila Corrêa e Silva de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0820603923427808 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study analyzes the possibilities in the use of the local history and the historical and cultural patrimonies of the city of Igarassu in the formulation of didactic strategies for the History of Colonial Brazil classes in basic education. This reflection began from the observation of the historical teaching-learning process in Igarassu and the importance visualized in the construction of didactic alternatives that help the historical and cultural valorization of the city. It is presented as a didactic-pedagogical strategy the development of a didactic sequence aimed at the municipal education network, starting from a guiding question that aims to work the formation of Igarassu in the Brazilian colonial period, exploring the development of the Portuguese administrative project and the cultural plurality present in the city. The objective of this research is to elaborate a didactic-pedagogical proposal that associates the teaching of colonial history to the approach of local history, to the patrimonial sets and to the process of identity formation of the students of basic education of the municipality of Igarassu. A debate will also be presented on the contribution that heritage education and local history can add to history classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas:Ciências Humanas, História | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5169338533705053 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Luiz Felipe Miguel da Silva Carvalho (1).pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons