Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47396

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorCARVALHO, Luiz Felipe Miguel da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-08T17:28:42Z-
dc.date.available2022-11-08T17:28:42Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.date.submitted2022-08-20-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luiz Felipe Miguel da S.. O USO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DA HISTÓRIA LOCAL COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES PARA SALA DE AULA. 2022. TCC (História/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47396-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa as possibilidades na utilização da história local e dos patrimônios históricos e culturais do município de Igarassu na formulação de estratégias didáticas para as aulas de História do Brasil Colonial no ensino básico. Esta reflexão se iniciou a partir da observação do processo de ensino-aprendizagem histórico em Igarassu e a importância visualizada na construção de alternativas didáticas que auxiliem a valorização histórica e cultural da cidade. Apresenta-se como estratégia didático-pedagógica o desenvolvimento de uma sequência didática destinada à rede municipal de ensino, partindo de uma questão orientadora que visa trabalhar a formação de Igarassu no período colonial brasileiro, explorando o desenvolvimento do projeto administrativo português e a pluralidade cultural presente na cidade. O objetivo desta pesquisa consiste em elaborar uma proposta didático-pedagógica que associe o ensino da história colonial à abordagem da história local, aos conjuntos patrimoniais e ao processo de formação identitário dos estudantes da educação básica do município de Igarassu. Também será apresentado um debate sobre a contribuição que a educação patrimonial e a história local podem acrescentar às aulas de história.pt_BR
dc.format.extent125ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectFerramentas Didáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleO Uso do Patrimônio Cultural e da História Local enquanto ferramentas didáticas no Ensino de História : possibilidades para a sala de aula.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Camila Corrêa e Silva de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0820603923427808pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.description.abstractxThe present study analyzes the possibilities in the use of the local history and the historical and cultural patrimonies of the city of Igarassu in the formulation of didactic strategies for the History of Colonial Brazil classes in basic education. This reflection began from the observation of the historical teaching-learning process in Igarassu and the importance visualized in the construction of didactic alternatives that help the historical and cultural valorization of the city. It is presented as a didactic-pedagogical strategy the development of a didactic sequence aimed at the municipal education network, starting from a guiding question that aims to work the formation of Igarassu in the Brazilian colonial period, exploring the development of the Portuguese administrative project and the cultural plurality present in the city. The objective of this research is to elaborate a didactic-pedagogical proposal that associates the teaching of colonial history to the approach of local history, to the patrimonial sets and to the process of identity formation of the students of basic education of the municipality of Igarassu. A debate will also be presented on the contribution that heritage education and local history can add to history classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas:Ciências Humanas, Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5169338533705053pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luiz Felipe Miguel da Silva Carvalho (1).pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons