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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Juliana Ferreira Gomes da-
dc.contributor.authorFERREIRA, Renata Palhares-
dc.date.accessioned2022-11-08T11:46:05Z-
dc.date.available2022-11-08T11:46:05Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Renata Palhares. Análise de erros em problemas de combinatória com invariantes implícitos e explícitos resolvidos por crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47365-
dc.description.abstractO raciocínio combinatório desempenha um importante papel no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. O presente estudo, fundamentado na teoria dos campos conceituais, investigou o efeito da explicitação dos invariantes nos erros empregados por crianças na resolução de problemas de arranjo, permutação e combinação em duas condições: com enunciados que explicitavam os invariantes ou com enunciados que deixavam os invariantes implícitos. O estudo foi construído a partir do banco de dados de Silva e colaboradores (2017), composto por 60 protocolos de crianças, de ambos os sexos, estudantes do 4o ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Maceió-AL, as quais foram divididas em três grupos com vinte crianças. Cada grupo respondeu a quatro problemas de um tipo de situação combinatória, sendo dois com invariantes implícitos e dois com invariantes explícitos. A análise qualitativa identificou cinco tipos de raciocínio envolvidos nas respostas inadequadas e comuns às três situações combinatórias. De maneira geral, os resultados indicam que a condição de explicitação dos invariantes denotou qualitativamente, respostas mais elaboradas, em razão da sofisticação cognitiva. A análise estatística confirmou as diferenças de distribuição dos tipos de erros em função da condição implícita e explícita. Esses resultados trazem contribuições para o campo da psicologia cognitiva, relativas à compreensão da organização intelectual de crianças dos anos iniciais no tocante aos mecanismos de aquisição do conhecimento combinatório, como também para o campo da educação matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino – Análise de errospt_BR
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectInvariantespt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleAnálise de erros em problemas de combinatória com invariantes implícitos e explícitos resolvidos por criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6478679779642163pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1300202539105384pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxCombinatorial reasoning plays an important role in the cognitive development of children and adolescents. The present study, based on the theory of conceptual fields, investigated the effect of making the invariants explicit on the errors employed by children in solving problems of arrangement, permutation and combination in two conditions: with statements that made the invariants explicit or with statements that left the invariants implied. The study was built from the Silva et al. were divided into three groups with twenty children. Each group responded to four problems of a type of combinatorial situation, two with implicit invariants and two with explicit invariants. Qualitative analysis identified five types of reasoning involved in inappropriate and common responses to the three combinatorial situations. In general, the results indicate that the condition of explicitation of the invariants qualitatively denoted more elaborate responses, due to the cognitive sophistication. Statistical analysis confirmed the differences in the distribution of error types as a function of the implicit and explicit condition. These results bring contributions to the field of cognitive psychology, related to the understanding of the intellectual organization of children in the early years regarding the mechanisms of acquisition of combinatorial knowledge, as well as to the field of mathematics education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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