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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47355

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMICHIMA, Paula Suemy Arruda-
dc.contributor.authorFONSECA, Ícaro Aragão-
dc.date.accessioned2022-11-07T23:23:06Z-
dc.date.available2022-11-07T23:23:06Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.date.submitted2022-11-07-
dc.identifier.citationFONSECA, Ícaro Aragão. Compatibilização de códigos computacionais para a otimização da configuração de Moon Pool sob o ponto de vista da operabilidade. 2016. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47355-
dc.description.abstractNavios drillship são embarcações especializadas na perfuração offshore, seja para a exploração de poços de petróleo e gás ou para fins de pesquisa científica. A operabili dade de um navio desse tipo depende da segurança da tripulação, da integridade do navio e equipamentos, e da manutenção da localização e posicionamento em diferentes contextos ambientais. O fator de maior influência no desempenho de um navio de perfuração com relação à operabilidade e segurança é a oscilação da água interna ao moon pool. Esta, por sua vez, varia com o formato e as dimensões da abertura para um mesmo estado de mar e atividade do navio. Estudam-se duas situações distintas: estacionário operando em ondas, ou em trânsito em águas calmas. Dado um casco previamente definido, o objetivo final do projeto a que este trabalho pertence é encontrar o moon pool que garanta o desempenho ótimo nos termos propostos, para um ou vários estados de mar característicos da região de operação. Em estágios anteriores desse projeto, foi desenvolvido um algoritmo em Fortran que calcula a resposta hidrodinâmica do casco no domínio da frequência. Em um trabalho anterior, também foi desenvolvido, em MATLAB, um algoritmo genético que varia os parâmetros geométricos que definem o moon pool e outro que acopla, de forma limitada, esse moon pool à malha de um casco série 60. Neste trabalho, uma melhoria na integração entre as malhas do moon pool e do casco é apresentada, e esses módulos são combinados de forma a gerar automaticamente os moon pools definidos pelo algoritmo genético. O comportamento hidrodinâmico de cada configuração de moon pool é então testado pelo algoritmo de simulação hidrodinâmica, chamado com um comando de sistema pelo código do MATLAB. Os resultados são processados e convertidos em um índice de desempenho em operabilidade para cada indivíduo, que é utilizado como critério de avaliação. O algoritmo genético prossegue com as iterações até atingir a convergência da otimização, para várias dimensões de moon pool. Finalmente, o código escolhe o indivíduo ótimo dentre todos os analisados.pt_BR
dc.format.extent92p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Navalpt_BR
dc.subjectMoon Poolpt_BR
dc.subjectOperabilidadept_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectMalhas computacionaispt_BR
dc.titleCompatibilização de códigos computacionais para a otimização da configuração de Moon Pool sob o ponto de vista da operabilidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9859322663619285pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3434875455344412pt_BR
dc.description.abstractxDrillships are vessels specialized in offshore drilling, either for exploitation of oil and gas wells or for scientific research purposes. The operability of such a vessel depends on the crew safety, equipment and vessel integrity and the maintenance of location and positioning in different environmental contexts. The most influential factor in the performance of a drillship regarding operability and safety is the oscillation of the water inside the moon pool. This, in turn, varies with the shape and dimensions of the opening for a given sea state and ship activity. Two distinct situations are studied: stationary operating in waves, or in transit in calm waters. Given a predetermined hull, the final objective of the project to which this work belongs is to find the moon pool that ensures optimum performance on the proposed terms, for one or various characteristic sea states of the operating region. In previous stages of that project to which this work belongs, an algorithm that calculates hydrodynamic response of the hull in frequency domain was developed in Fortran. In a previous work, a genetic algorithm was also developed in MATLAB to vary the geometric parameters which define the moon pool, and another one to couple, in a limited manner, that moon pool to the grid of a series 60 hull. In this work, an improvement in the integration between the moonpool and hull grids is presented, and those modules are combined to automatically generate the moon pools defined by the genetic algorithm. Each moon pool is then tested by the hydrodynamic simulation algorithm, called with a system command by the MATLAB code. The results are processed and converted into an operability index for each individual, which is used as evaluation criterion. The genetic algorithm continues to iterate until it achieves the optimization convergence, for various moon pool dimensions. Finally, the code chooses the optimal individual among all evaluated.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Naval



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