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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47307

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorABREU, Mônica Santos de Araújo-
dc.contributor.authorTAVARES, Maria Carolina Rocha-
dc.date.accessioned2022-10-27T21:59:10Z-
dc.date.available2022-10-27T21:59:10Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2022-10-27-
dc.identifier.citationTAVARES, Maria Carolina Rocha. Aplicação das ferramentas da qualidade para análise de problemas relacionados à backlog. 2019. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47307-
dc.description.abstractEmpresas que trabalham com prestação de serviço, se deparam, por diversas vezes, com problemas associados ao backlog. O backlog é um indicador que mede o acúmulo de atividades pendentes de finalização, sejam elas, não iniciadas, em desenvolvimento ou aguardando alguma validação para conclusão. O presente trabalho aborda como problemas gerados pelo acúmulo de ordens de serviço resultantes de um ineficiente Planejamento e Controle da Manutenção podem ser analisados tomando como base as ferramentas da qualidade. A partir da observação de uma crescente volumetria de serviços na fila de manutenção do sistema comercial de uma concessionária de energia, verificou-se a necessidade de um plano de ação visando a redução na abertura de ordens de serviços com intuito de diminuir o backlog de atendimento, bem como, melhorar a qualidade do serviço prestado. Para tanto, foi utilizada uma combinação das ferramentas da qualidade, fazendo uso das atividades prescritas na etapa Plan do Ciclo PDCA, diante das características apresentadas por cada ferramenta. Utilizando o diagrama de Ishikawa foi feito o levantamento das causas que influenciavam para o aumento do backlog, em sequência, a priorização dessas causas através da aplicação da Matriz GUT. Com a aplicação do Diagrama de Processos, foi feita a validação das hipóteses sugeridas, categorizando e padronizando os serviços de manutenção já executados no período de um ano pela equipe, com o intuito de coletar dados para a criação do indicador backlog. Finalmente, usando o Diagrama de Pareto, encontrou-se as causas mais recorrentes que atuavam diretamente no aumento da volumetria de serviços, sendo proposta a correção definitiva dessas causas, que foram apontadas como os principais ofensores, que trouxe como resultado a perspectiva de redução de 69% da abertura de serviços. Com este estudo, espera-se o uso do Planejamento e Controle da Manutenção aliados as ferramentas da qualidade de forma racional para tomar as decisões mais adequadas diante do contexto analisado.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectBacklogpt_BR
dc.subjectPCMpt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.titleAplicação das ferramentas da qualidade para análise de problemas relacionados à backlogpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4283047928393523pt_BR
dc.description.abstractxNowadays, the companies that work with service rendering are faced, on several occasions, with problems associated with the backlog management. The backlog is an important KPI that measures the pending work orders accumulated, whether they are not started, developing, planning or awaiting some validation to completion. The Final Report addresses how problems can be generated by the accumulation of work orders resulting from an inefficient Maintenance Planning and Control.This situation should be analyzed based on quality tools or lean methodologies. The start point about these tools or methodologies come with a simple observation of a growing volume of services in the line of maintenance of the commercial system of an energy concessionaire, it was verified the necessity of an action plan aiming at the reduction in the opening of service orders in order to reduce the backlog, as well as improving the quality of service provided. For this purpose, a combination of quality tools was used, making use of the activities prescribed in the Plan stage of the PDCA cycle, in view of the characteristics presented by each tool. Using the Ishikawa diagram, it was made a survey of the causes that influenced the increase in the backlog, in sequence, the prioritization of these causes through the application of the GUT matrix. With the application of the process diagram, validation of the suggested hypotheses was made, categorizing and standardizing the maintenance services already performed in the period of one year by the team, with the purpose of collecting data for the creation of the backlog indicator. Finally, using the Pareto diagram, we found the most recurrent causes that acted directly in the increase of the volumetry of services, being proposed the definitive correction of these causes, which were pointed out as the main offenders, which brought as The prospect of reducing 69% of the service opening a combination of the quality tools was applied in terms of the characteristics presented by each tool used. With this final report, it is expected to use the Maintenance Planning and Control principals combined to the quality tools in a rational way to support the most appropriate decisions that the crew or the leadership need to take in the short time to improve these KPIs highlighted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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