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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47297
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | MOTA, Anna Letícia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-27T14:39:30Z | - |
dc.date.available | 2022-10-27T14:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Anna Letícia da Silva. Estratégias de continuidade do programa nacional de alimentação escolar por entidades executoras durante a pandemia de covid-19: uma revisão narrativa. 2022. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47297 | - |
dc.description.abstract | A alimentação compõe o conjunto dos “Direitos Sociais” previstos na Constituição Federal de 1988, sendo um dever do Estado a sua garantia. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) cumpre o dever do Estado com a educação nesse quesito da alimentação. Com o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, foram regulamentados atos normativos que alteraram a legislação do PNAE, em caráter excepcional durante o período de calamidade pública, afim de mitigar os casos de insegurança alimentar (IA) no Brasil e garantir o direito humano à alimentação e nutrição adequadas (DHANA) à população de estudantes. O estudo teve como objetivo investigar na literatura científica as estratégias utilizadas pelas entidades executoras para dar continuidade ao PNAE durante a suspensão das aulas presenciais no período da pandemia de Covid-19. Caracteriza-se por ser uma revisão narrativa da literatura, sendo realizadas buscas de artigos nas bases de dados: BVS, LILACS, PubMed, SciELO e Portal de Periódicos CAPES, utilizando os termos: “PNAE”, “Covid-19”, “distribuição de alimentos”. Foram incluídos artigos publicados no período de 2020 a 2022, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática. Na amostra final permaneceram 9 artigos. Verificou-se nos artigos analisados que as principais estratégias utilizadas para continuidade do programa foram: (i) distribuição de alimentos e (ii) concessão de auxílio financeiro. Concluindo-se que, ainda que os métodos adotados foram fundamentais para assegurar o prosseguimento do PNAE na garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, os descompassos na coordenação efetiva do mesmo e a flexibilização das ações a cargo das entidades executoras fizeram com que o programa não fosse cumprido na sua totalidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | estratégias | pt_BR |
dc.subject | PNAE | pt_BR |
dc.subject | alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Estratégias de continuidade do programa nacional de alimentação escolar por entidades executoras durante a pandemia de covid-19: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5405709592932350 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6294708400232005 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Food is part of the set of “Social Rights” provided for in the Federal Constitution of 1988, and its guarantee is a duty of the State. The National School Feeding Program (PNAE) fulfills the State's duty with education in this matter of food. With the beginning of the Covid-19 pandemic in March 2020, normative acts were regulated that amended the PNAE legislation, exceptionally during the period of public calamity, in order to mitigate cases of food insecurity in Brazil and guarantee the human right to adequate food for the student population. The aimed to investigate in the scientific literature the strategies used by the implementing entities to continue the PNAE during the suspension of face-to-face classes during the COVID-19 pandemic. It is characterized by being a narrative review of the literature, with searches for articles were carried out in the databases: VHL, LILACS, PubMed, SciELO and CAPES Periodicals Portal, using the terms: “PNAE”, “Covid-19”, “food distribution”. Articles published in the period from 2020 to 2022, in Portuguese, English and Spanish, that addressed the theme were included. In the final sample, 9 articles remained. It was found in the analyzed articles that the main strategies used for the continuity of the program were: (i) food distribution and (ii) granting of financial assistance. Concluding that, even though the methods adopted were fundamental to ensure the continuation of the program in guaranteeing the food and nutritional security of students, the mismatches in the effective coordination of the PNAE and the flexibility of the actions in charge of the executing entities made the program was not fully fulfilled. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Anna Letícia da Silva Mota - TCC.pdf | 341,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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