Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47290

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Diego Rafael Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-10-27T13:41:36Z-
dc.date.available2022-10-27T13:41:36Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Diego Rafael Ferreira de. Primeiros socorros com ênfase no protagonismo discente: uma proposta de ensino por investigação na abordagem de conteúdos de biologia e saúde no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47290-
dc.description.abstractObservar fenômenos, levantar questionamentos, testar hipóteses, sistematizar informações. São nesses pontos que o professor poderá organizar atividades, tendo como referência o Ensino de Biologia por Investigação. Dessa forma, objetivou-se desenvolver o protagonismo discente em uma proposta de ensino por investigação, para abordagem do conteúdo Primeiros Socorros (PS), na disciplina de Biologia. Diante disso, este trabalho trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto à fundamentação teórico-metodológica para a construção da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) utilizamos Carvalho (2019). Os dados obtidos foram examinados através de alguns princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Devido à realidade pandêmica, participaram dessa ação vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola em tempo integral do agreste pernambucano. Os encontros para aplicação da SEI aconteceram nas aulas de Biologia, perfazendo um total de seis horas/aulas. Foram abordados conceitos bioquímicos, anatômicos e fisiológicos, por meio de situações problemas, os quais envolveram temas geradores em PS: 1- Desmaio; 2- Escoriação, entorse, luxação, fratura; 3- Engasgo; 4-Hemorragia. A SEI foi subdividida em seis etapas: I- Apresentação do projeto (uma aula); II- Construção de competências em pesquisa científica (extraclasse); III- Mapeamento dos saberes prévios dos alunos via situações problemas (duas aulas); IV- Orientação para construção do Plano de Pesquisa (PP) e divisão em quatro equipes (uma aula); V- Apresentação e coleta de dados da atividade investigativa: “Socorrista por um dia: uma combinação do lúdico com o científico” (duas aulas); VI - Elaboração do Relatório Científico (RC) e participação em congresso (extraclasse). Durante o levantamento dos conhecimentos prévios, observamos que 90% dos alunos vivenciaram casos de queimadura e corte, além de apresentar conhecimento limitado quanto ao atendimento em casos de hemorragia nasal e também sua associação com o conteúdo de biologia. Ademais, as equipes construíram e apresentaram dez questões no formato Fato x Fake e materiais lúdicos (um por grupo): entrevista fictícia, cordel, peça teatral e caso clínico (de acordo com os temas geradores citados anteriormente). Quanto à avaliação do PP e no RC, três equipes conseguiram a classificação “muito boa” nos critérios avaliados. Em relação à apresentação e à coleta de dados da atividade investigativa, duas equipes foram avaliadas como “muito boa” em todos os critérios estabelecidos. Por fim, na comunicação oral do congresso, três equipes conseguiram a classificação “muito boa” nos parâmetros analisados. Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular foram trabalhadas nesta SEI, a exemplo: o pensamento científico, crítico e criativo; a argumentação; o conhecimento, dentre outras. Esse trabalho possibilitou a construção de novas práticas pedagógicas centradas na autonomia e no protagonismo discente através de temas que se inter-relacionam: biologia, primeiros socorros e saúde. Importante oportunidade para desenvolver saberes conceituais, procedimentais e atitudinais via Sequência de Ensino Investigativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePrimeiros socorros com ênfase no protagonismo discente : uma proposta de ensino por investigação na abordagem de conteúdos de biologia e saúde no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS FILHO, Simão Dias de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7868631666368484pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078215959109870pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxObserving phenomena, raising questions, testing hypotheses, systematizing information. It is at these points that the teacher will be able to organize the activities, with reference the Teaching of Biology through Investigation. That way, it was aimed to develop student protagonism in a proposal of teaching by investigation, to approach the First Aid (FA) content, in the discipline of Biology. Therefore, this work is a descriptive, longitudinal study, of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach. As for the theoretical-methodological foundation for the construction of the Investigative Teaching Sequence (ITS), it we used Carvalho (2019). The data obtained were examined throughout some principles of content analysis by Bardin (2016). Due to the pandemic reality, twenty third-year high school students from a full-time school in Agreste region of Pernambuco that participated in this action. The meetings for the application of the ITS took place in Biology classes, concluding a total of six hours/classes. Biochemical, anatomical and physiological concepts were approached through problem situations, which involved generating themes in FA: 1- Fainting; 2- Excoriation, sprain, dislocation, fracture; 3- Choking; 4- Bleeding. The ITS was divided into six stages: I- Project presentation (one class); II- Construction of competences in scientific research (extra-class); III- Mapping of students' prior knowledge via problem situations (two classes); IV- Guidance for the construction of the Research Plan (RP) and division into four teams (one class); V- Presentation and data collection of the investigative activity: “Rescuer for a day: a combination of playful and scientific” (two classes); VI - Elaboration of the Scientific Report (SR) and attending in congress (extra-class). During the survey of previous knowledge, we noted that 90% of the students experienced cases of burns and cuts, in addition to having limited knowledge about the care in cases of nasal bleeding and also its association with the biology content. In addition, the teams raised and presented ten questions in the Fato x Fake format and playful materials (one per group): fictional interview, string, theatrical play and clinical case (according to the generating themes mentioned above). As for the evaluation of the RP and the SR, three teams achieved the classification “very good” in the evaluated criteria. Regarding the presentation and data collection of the investigative activity, two teams were evaluated as “very good” in all the established criteria. Ultimately, in the oral communication of the congress, three teams achieved the classification “very good” in the analyzed parameters. General Competences of the National Curricular Common Base were worked on in this ITS, for example: scientific, critical and creative thinking; the argumentation; knowledge, among others. This work enabled the elaboration of new pedagogical practices focused on student autonomy and protagonism through interrelated themes: biology, first aid and health. Important opportunity to develop conceptual, procedural and attitudinal knowledge via Investigative Teaching Sequence.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8650442013031421pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Diego Rafael Ferreira de Oliveira.pdf2,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons