Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47289

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorPASCOAL, Niara Mackert-
dc.date.accessioned2022-10-27T13:23:05Z-
dc.date.available2022-10-27T13:23:05Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationPASCOAL, Niara Mackert. Criatividade e processos criativos nas aulas de Artes Visuais do Movimento Pró-Criança. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47289-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender os processos criativos e a criatividade das crianças de 5 a 10 anos, da Ong Movimento Pró-Criança, onde atuo como arte/educadora. A instituição atende crianças e adolescentes da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, em sua maioria, em condições de vulnerabilidade social. O ensino não-formal, característico das Ongs, possui particularidades, que giram em torno, principalmente, de um atendimento mais humanizado, que busca a formação social e integral do indivíduo. Nesse sentido, um olhar mais atento para a criatividade e para o processo criativo das crianças tornou-se possível não só pelas características educacionais da instituição, mas também pelos seus objetivos, o de uma educação mais próxima das crianças, que oportunize o conhecimento crítico e incentive a transformação da realidade em que vivem. Após alguns episódios vivenciados nas aulas de artes visuais, alguns questionamentos me surgiram: como são os processos criativos e a criatividade dessas crianças em vulnerabilidade social? Qual o papel das artes visuais nesses processos? Como o/a professor/a deve agir para afetá-las? Buscando respostas a esses questionamentos, a pesquisa foi iniciada em 2020 e teve de ser reformulada por conta da pandemia da covid-19, sendo a maior parte dos dados coletados virtualmente, em aulas on-line. Os materiais coletados, a produção das crianças, foram interpretados à luz da Fenomenologia da Imaginação e da Mitocrítica de Durand (2012). Endossam também o meu pensamento Barbosa (1991; 1998; 2008), Dewey (2010), Ostrower (2014), Vigotski (2014), Lowenfeld e Brittain (1997) e outros autores e autoras dos campos da arte/educação, ensino não-formal, criatividade e psicologia do desenho infantil. Na análise dos dados, notamos que uma aproximação e um olhar mais sensíveis para o processo criativo das crianças, contribuíram com sua aprendizagem das artes visuais. Quando as crianças se depararam com aulas mais abertas, que despertavam a sua criatividade, passaram a sentir mais confiança e autonomia no seu fazer artístico. Em linhas gerais, este trabalho apresenta todo o percurso reflexivo e prático desenvolvido nas aulas de artes visuais, entre 2020 e 2021.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaço não-formalpt_BR
dc.titleCriatividade e processos criativos nas aulas de Artes Visuais do Movimento Pró-Criançapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640412484393640pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación tiene como objetivo comprender los procesos creativos y la creatividad de los niños de 5 a 10 años, de la ONG Movimento Pró-Criança, donde trabajo como arte/educador. La institución atiende a niños y adolescentes de la región metropolitana de Recife, en Pernambuco, en su mayoría en condiciones de vulnerabilidad social. La enseñanza no formal, característica de las ONG, tiene particularidades, que giran en torno, principalmente, a un servicio más humanizado, que busca la formación social e integral del individuo. En este sentido, una mirada más cercana a la creatividad y el proceso creativo de los niños fue posible no solo por las características educativas de la institución, sino también por sus objetivos, el de una educación más cercana a los niños, que brinde espacios para la crítica y propicie la transformación de la realidad en la que viven. Después de algunos episodios vividos en clases de artes visuales, me surgieron algunas preguntas: ¿cómo son los procesos creativos y la creatividad de estos niños en vulnerabilidad social? ¿Cuál es el papel de las artes visuales en estos procesos? ¿Cómo debe actuar el maestro para afectarlos? Buscando respuestas a estas preguntas, la investigación comenzó en 2020 y tuvo que ser reformulada debido a la pandemia de covid-19, con la mayoría de los datos recopilados de forma virtual, en clases en línea. Los materiales recopilados, la producción infantil, fueron interpretados a la luz de la Fenomenología de la imaginación y la mitocrítica de Durand (2012). Barbosa (1991; 1998; 2008), Dewey (2010), Ostrower (2014), Vygotsky (2014), Lowenfeld y Brittain (1997) y otros autores en los campos del arte/educación, la no formalidad, la creatividad y la psicología de los niños. dibujo. En el análisis de datos, notamos que un enfoque más sensible y una mirada al proceso creativo de los niños contribuyó a su aprendizaje de las artes visuales. Cuando los niños se enfrentaron a clases más abiertas, que despertaron su creatividad, comenzaron a sentirse más seguros y autónomos en su trabajo artístico. En términos generales, este trabajo presenta todo el recorrido reflexivo y práctico desarrollado en las clases de artes visuales, entre 2020 y 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Niara Mackert Pascoal.pdf5,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons