Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47263

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAIA, Eduardo Cesar-
dc.contributor.authorAMORIM, Thainara Maria de-
dc.date.accessioned2022-10-26T15:56:55Z-
dc.date.available2022-10-26T15:56:55Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.date.submitted2022-10-25-
dc.identifier.citationAMORIM, Thainara Maria de.2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47263-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca apresentar a Tetralogia Napolitana (2011 - 2014) de Elena Ferrante, a partir de diversas dimensões: seus aspectos narrativos, editoração, adaptação e fortuna crítica. Desde o lançamento do primeiro volume da tetralogia nos Estados Unidos em 2013, a obra de Elena Ferrante tornou-se um best-seller absoluto e foi traduzida para mais de 40 idiomas. No entanto, poucas foram as publicações acadêmicas dedicadas a esse fenômeno literário ao redor do mundo. Fundamentados em leituras competentes à Comunicação e a Crítica literária, buscamos, portanto, analisar os elementos textuais da tetralogia, o projeto gráfico das capas dos quatro volumes e a adaptação televisiva da HBO, bem como a resposta crítica que receberam. Ademais, também investigamos a construção da identidade midiática da autora e os escritos acerca da Tetralogia Napolitana, a fim de comparar a recepção americana e brasileira da obra. Em nossa pesquisa, notamos certa parcialidade da crítica literária em relação a livros considerados best-seller ou assinados por autoras mulheres. Também constatamos a prevalência da figura midiática de um autor na crítica literária e no mercado editorial. Observamos, ainda, a influência da crítica literária internacional na crítica literária e mercado editorial brasileiros.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectTetralogia Napolitanapt_BR
dc.subjectElena Ferrantept_BR
dc.titleA febre Ferrante: uma análise da publicização e recepção crítica da Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0723943233713627pt_BR
dc.description.abstractxThe present research intends to introduce Elena Ferrante's Neapolitan Novels (2011 - 2014), from different dimensions: its narrative aspects, editing, TV adaptation and critical fortune. Since the quartet’s first volume’s release in the United States in 2013, Elena Ferrante's work has become an absolute best-seller translated into over 40 languages. However, there were few academic publications dedicated to this literary phenomenon around the world. Based on readings relevant to Media studies and Literary Criticism, we, therefore, seek to analyze the textual elements of the tetralogy, the graphic design of its covers and the TV adaptation by HBO, as well as the critical response they received. In addition, we also investigated the construction of the author's media identity and the writings about the Neapolitan Novels, in order to compare the American and Brazilian reception of the work. In our research, we noticed a certain partiality of literary criticism in regards to books considered best-sellers or signed by female authors. We also pointed out the primacy of the media figure of an author in literary criticism and in the publishing market. Finally, we observed the influence of international literary criticism on Brazilian literary criticism and publishing market as well.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thainara Amorim.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons