Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47260

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Mauricio Oliveira de-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Aldo César Barbosa de-
dc.contributor.authorABREU, João Paulo Moura de-
dc.date.accessioned2022-10-26T14:25:49Z-
dc.date.available2022-10-26T14:25:49Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.date.submitted2022-10-25-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Aldo César Barbosa Barros de; ABREU, João Paulo Moura de. Diagnóstico das condições de microacessibilidade ao transporte público no bairro de Jordão - Recife - Pernambuco. 2017. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47260-
dc.description.abstractA acessibilidade pode ser associada à facilidade de chegar ao local de embarque no transporte coletivo e de sair do local de desembarque e alcançar o destino final da viagem. Nas áreas de morros, como o bairro do Jordão, os moradores percorrem ladeiras íngremes ou escadarias para ter acesso ao transporte público, desta forma eles estão em uma situação desfavorável, em relação aos usuários que estão em regiões planas. Para quantificar o gasto energético do usuário deslocar-se da residência à parada, o autor utilizou o conceito MET (Metabolic Equivalent Task) para elaborar curvas de isoesforço. Com isso é possível detectar os locais críticos e propor intervenções que melhorem a vida dos moradores desta região.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMobilidade em morrospt_BR
dc.subjectMicroacessibilidadept_BR
dc.subjectJordãopt_BR
dc.subjectCurvas de isoesforçopt_BR
dc.subjectMETpt_BR
dc.titleDiagnóstico das condições de microacessibilidade ao transporte público no bairro de Jordão - Recife - Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.description.abstractxAccessibility is associated with the ease of arriving at the boarding point on public transportation and leaving the place of landing reaching the destination of the trip. In areas of hills, such as the neighborhood of the Jordão, the residents walk steep slopes or stairs to have access to public transportation, this way they are in an unfavorable situation compared to users who are in flat regions. To quantify the energy expenditure of the user to move from the residence to the stop, the author used MET (Metabolic Equivalent Task) concept to elaborate isoforces curves. With this it is possible to detect the critical sites and propose interventions that improve the life of the residents of this region.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons