Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47260
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Mauricio Oliveira de | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Aldo César Barbosa de | - |
dc.contributor.author | ABREU, João Paulo Moura de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T14:25:49Z | - |
dc.date.available | 2022-10-26T14:25:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-25 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Aldo César Barbosa Barros de; ABREU, João Paulo Moura de. Diagnóstico das condições de microacessibilidade ao transporte público no bairro de Jordão - Recife - Pernambuco. 2017. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47260 | - |
dc.description.abstract | A acessibilidade pode ser associada à facilidade de chegar ao local de embarque no transporte coletivo e de sair do local de desembarque e alcançar o destino final da viagem. Nas áreas de morros, como o bairro do Jordão, os moradores percorrem ladeiras íngremes ou escadarias para ter acesso ao transporte público, desta forma eles estão em uma situação desfavorável, em relação aos usuários que estão em regiões planas. Para quantificar o gasto energético do usuário deslocar-se da residência à parada, o autor utilizou o conceito MET (Metabolic Equivalent Task) para elaborar curvas de isoesforço. Com isso é possível detectar os locais críticos e propor intervenções que melhorem a vida dos moradores desta região. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade em morros | pt_BR |
dc.subject | Microacessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Jordão | pt_BR |
dc.subject | Curvas de isoesforço | pt_BR |
dc.subject | MET | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico das condições de microacessibilidade ao transporte público no bairro de Jordão - Recife - Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Accessibility is associated with the ease of arriving at the boarding point on public transportation and leaving the place of landing reaching the destination of the trip. In areas of hills, such as the neighborhood of the Jordão, the residents walk steep slopes or stairs to have access to public transportation, this way they are in an unfavorable situation compared to users who are in flat regions. To quantify the energy expenditure of the user to move from the residence to the stop, the author used MET (Metabolic Equivalent Task) concept to elaborate isoforces curves. With this it is possible to detect the critical sites and propose interventions that improve the life of the residents of this region. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALDO CÉSAR BARBOSA DE MEDEIROS e JOÃO PAULO MOURA DE ABREU - DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE MICROACESSIBILIDADE AO TRANSPORTE PÚBLICO NO BAIRRO DE JORDÃO – RECIFE-PE.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons