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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47259

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Mauricio Oliveira de-
dc.contributor.authorMELO, Ronaldo Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-10-26T14:21:51Z-
dc.date.available2022-10-26T14:21:51Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.date.submitted2022-10-24-
dc.identifier.citationMELO, Ronaldo Ribeiro de. Como a mobilidade urbana influencia o desenvolvimento econômico e social das populações residente das periferias da cidade do Recife. 2017. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47259-
dc.description.abstractOs problemas de transportes é uma realidade no contexto da mobilidade urbana das grandes metrópoles do Brasil. Devido ao crescimento natural e não planejado, típico das cidades brasileiras, a população mais pobre vive as margens da cidade, isso acarreta uma série de problemas de acesso às infraestruturas, entre elas o transporte. Sendo assim, torna-se importante o estudo de como o problema de transporte afeta a vida do indivíduo de baixa renda nas grandes cidades. Segundo o Nobel de Economia, em 1998, Amartya Sem, a pobreza esta relacionada com a privação de capacidades básicas dos indivíduos de realizar tarefas que tragam o desenvolvimento social e econômico. O transporte surge como um dos elementos que influenciam estas capacidades e consequentemente a mobilidade social. O trabalho tem como objetivo investigar de que forma os transportes se relacionam com o desenvolvimento do indivíduo tendo em vista sua condição de pobreza. Para responder a tais questões foi realizado levantamento bibliográfico e com base no referencial teórico, foi aplicado questionário qualitativo a um grupo focal, nas comunidades da Bomba do Hemetério, Caetés e Ibura, zonas de interesse social localizados na região metropolitana do Recife, Brasil. Como resultado, foi concluído que as capacidades dos indivíduos de baixa renda, são influenciadas pelos problemas de transporte, apesar das demandas relacionados com os problemas serem diferentes nas comunidades, as capacidades restringidas tende a serem as mesmas. Essa privação de capacidade, tem influencia no desenvolvimento do indivíduo, tonando assim um ciclo vicioso, onde a pobreza é causada pela falta de capacidades devido aos problemas de transporte, e a falta de capacidades gera a pobreza.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleComo a mobilidade urbana influencia o desenvolvimento econômico e social das populações residente das periferias da cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.description.abstractxThe transport disadvantage is a reality in the context of the urban mobility of the great metropolis of Brazil. Due to the natural and unplanned growth, typical of Brazilian cities, the poorer population lives at the city margins, this entails in a series of problems of access to the infrastructures, among them transport. Thus, it becomes important to study how the transportation problem affects the life of the low-income individual in large cities. According to the Nobel Prize in Economics, in 1998, Amartya Sen, poverty is related to the privacy of skills that they can use to bring social and economic development. Transport appears as one of the elements that influence these capacities and, consequently, a social mobility. The objective of this study is to investigate how transport relates to the development of the individual in his or her position of poverty. In order to respond that, a qualitative questionnaire was applied to a focal group in the Bomba do Hemetério, Caetés and Ibura communities, areas of local social interest in the metropolitan region of Recife, Brazil. As a result, it was concluded that as the capacities of low-income individuals are influenced by transport disadvantage, although the demands related to problems are different in every community, the restricted capacities tend to be the same for all the regions. Privacy of capacity has influenced Individual development. It is a vicious cycle, where poverty is caused by lack of capacity due to transport disadvantage, and lack of capacity generates poverty.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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