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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47259
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Mauricio Oliveira de | - |
dc.contributor.author | MELO, Ronaldo Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T14:21:51Z | - |
dc.date.available | 2022-10-26T14:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-24 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ronaldo Ribeiro de. Como a mobilidade urbana influencia o desenvolvimento econômico e social das populações residente das periferias da cidade do Recife. 2017. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47259 | - |
dc.description.abstract | Os problemas de transportes é uma realidade no contexto da mobilidade urbana das grandes metrópoles do Brasil. Devido ao crescimento natural e não planejado, típico das cidades brasileiras, a população mais pobre vive as margens da cidade, isso acarreta uma série de problemas de acesso às infraestruturas, entre elas o transporte. Sendo assim, torna-se importante o estudo de como o problema de transporte afeta a vida do indivíduo de baixa renda nas grandes cidades. Segundo o Nobel de Economia, em 1998, Amartya Sem, a pobreza esta relacionada com a privação de capacidades básicas dos indivíduos de realizar tarefas que tragam o desenvolvimento social e econômico. O transporte surge como um dos elementos que influenciam estas capacidades e consequentemente a mobilidade social. O trabalho tem como objetivo investigar de que forma os transportes se relacionam com o desenvolvimento do indivíduo tendo em vista sua condição de pobreza. Para responder a tais questões foi realizado levantamento bibliográfico e com base no referencial teórico, foi aplicado questionário qualitativo a um grupo focal, nas comunidades da Bomba do Hemetério, Caetés e Ibura, zonas de interesse social localizados na região metropolitana do Recife, Brasil. Como resultado, foi concluído que as capacidades dos indivíduos de baixa renda, são influenciadas pelos problemas de transporte, apesar das demandas relacionados com os problemas serem diferentes nas comunidades, as capacidades restringidas tende a serem as mesmas. Essa privação de capacidade, tem influencia no desenvolvimento do indivíduo, tonando assim um ciclo vicioso, onde a pobreza é causada pela falta de capacidades devido aos problemas de transporte, e a falta de capacidades gera a pobreza. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | Como a mobilidade urbana influencia o desenvolvimento econômico e social das populações residente das periferias da cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The transport disadvantage is a reality in the context of the urban mobility of the great metropolis of Brazil. Due to the natural and unplanned growth, typical of Brazilian cities, the poorer population lives at the city margins, this entails in a series of problems of access to the infrastructures, among them transport. Thus, it becomes important to study how the transportation problem affects the life of the low-income individual in large cities. According to the Nobel Prize in Economics, in 1998, Amartya Sen, poverty is related to the privacy of skills that they can use to bring social and economic development. Transport appears as one of the elements that influence these capacities and, consequently, a social mobility. The objective of this study is to investigate how transport relates to the development of the individual in his or her position of poverty. In order to respond that, a qualitative questionnaire was applied to a focal group in the Bomba do Hemetério, Caetés and Ibura communities, areas of local social interest in the metropolitan region of Recife, Brazil. As a result, it was concluded that as the capacities of low-income individuals are influenced by transport disadvantage, although the demands related to problems are different in every community, the restricted capacities tend to be the same for all the regions. Privacy of capacity has influenced Individual development. It is a vicious cycle, where poverty is caused by lack of capacity due to transport disadvantage, and lack of capacity generates poverty. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RONALDO RIBEIRO DE MELO-COMO A MOBILIDADE URBANA INFLUENCIA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DAS POPULAÇÕES RESIDENTE DAS PERIFERIAS DA CIDADE DO RECIFE-PE.pdf | 864,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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