Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47243
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Diego Gouveia | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Luis Enrique Lopes do | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T14:50:41Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T14:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Luis Enrique Lopes do. Formação de agentes de comunicação em escolas públicas do agreste de Pernambuco a partir de uma metodologia educomunicativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47243 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo entender como, a partir de uma pesquisa-ação com estudantes secundaristas, pode-se desenvolver uma metodologia para estimular a comunicação comunitária em instituições de ensino a partir de práticas educomunicativas. A metodologia escolhida foi a de uma pesquisa-ação, por ser a forma mais adequada de produzir conhecimento científico ao passo em que se promovem soluções para problemas junto à comunidade. Nesse sentido, foi realizado um projeto de formação com jovens do ensino médio e fundamental das cidades de Caruaru e Toritama a fim de compreender a realidade de cada estudante em sua escola e de inseri-los em debates sobre uma análise crítica da mídia, democratização da comunicação e a construção de alternativas aos meios de comunicação hegemônicos, que, ao nosso ver, vem por meio da comunicação popular e comunitária. Também, vislumbra-se como esta pode ser promovida nas instituições de ensino básico por meio de projetos elaborados pelos próprios estudantes. Conseguiu-se observar uma diversidade nos modelos de projeto apresentados pelo grupo ao fim da formação, tendo todos o objetivo de construir um ecossistema escolar de participação e garantia de direitos, além de valorizar a comunicação como parte do processo educativo dentro e fora da sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Popular | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Comunitária | pt_BR |
dc.subject | Democratização da Comunicação | pt_BR |
dc.title | Formação de agentes de comunicação em escolas públicas do agreste de Pernambuco a partir de uma metodologia educomunicativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7587193002993104 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to understand how a methodology can be developed to stimulate community communication in educational institutions based on educommunicative practices. It is based on an action research with high school students. The methodology chosen was action research, as it is the most appropriate way to produce scientific knowledge while promoting solutions to issues in a community. Therefore, a formation project was carried out with high and elementary school youths from the cities of Caruaru and Toritama in order to understand the reality of each student in their school and to include them in debates on a critical analysis of the media, democratization of communication and the construction of alternatives to the hegemonic means of communication, which, in our view, comes through popular and community communication. Also, it can be seen how this could be promoted in basic education institutions through projects set ut by the students themselves. It was possible to observe a diversity in the project models presented by the group at the end of the formation, all with the objective of building a school ecosystem of participation and guarantee of rights, besides valuing communication as part of the educational process in and outside the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LUIS ENRIQUE LOPES NASCIMENTO.pdf | 597,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons