Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47243

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Diego Gouveia-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Luis Enrique Lopes do-
dc.date.accessioned2022-10-25T14:50:41Z-
dc.date.available2022-10-25T14:50:41Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2022-07-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Luis Enrique Lopes do. Formação de agentes de comunicação em escolas públicas do agreste de Pernambuco a partir de uma metodologia educomunicativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47243-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo entender como, a partir de uma pesquisa-ação com estudantes secundaristas, pode-se desenvolver uma metodologia para estimular a comunicação comunitária em instituições de ensino a partir de práticas educomunicativas. A metodologia escolhida foi a de uma pesquisa-ação, por ser a forma mais adequada de produzir conhecimento científico ao passo em que se promovem soluções para problemas junto à comunidade. Nesse sentido, foi realizado um projeto de formação com jovens do ensino médio e fundamental das cidades de Caruaru e Toritama a fim de compreender a realidade de cada estudante em sua escola e de inseri-los em debates sobre uma análise crítica da mídia, democratização da comunicação e a construção de alternativas aos meios de comunicação hegemônicos, que, ao nosso ver, vem por meio da comunicação popular e comunitária. Também, vislumbra-se como esta pode ser promovida nas instituições de ensino básico por meio de projetos elaborados pelos próprios estudantes. Conseguiu-se observar uma diversidade nos modelos de projeto apresentados pelo grupo ao fim da formação, tendo todos o objetivo de construir um ecossistema escolar de participação e garantia de direitos, além de valorizar a comunicação como parte do processo educativo dentro e fora da sala de aula.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação Popularpt_BR
dc.subjectComunicação Comunitáriapt_BR
dc.subjectDemocratização da Comunicaçãopt_BR
dc.titleFormação de agentes de comunicação em escolas públicas do agreste de Pernambuco a partir de uma metodologia educomunicativa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7587193002993104pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand how a methodology can be developed to stimulate community communication in educational institutions based on educommunicative practices. It is based on an action research with high school students. The methodology chosen was action research, as it is the most appropriate way to produce scientific knowledge while promoting solutions to issues in a community. Therefore, a formation project was carried out with high and elementary school youths from the cities of Caruaru and Toritama in order to understand the reality of each student in their school and to include them in debates on a critical analysis of the media, democratization of communication and the construction of alternatives to the hegemonic means of communication, which, in our view, comes through popular and community communication. Also, it can be seen how this could be promoted in basic education institutions through projects set ut by the students themselves. It was possible to observe a diversity in the project models presented by the group at the end of the formation, all with the objective of building a school ecosystem of participation and guarantee of rights, besides valuing communication as part of the educational process in and outside the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUIS ENRIQUE LOPES NASCIMENTO.pdf597,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons