Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47222

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorANDRADE, Mikaelly Silva-
dc.date.accessioned2022-10-24T12:27:56Z-
dc.date.available2022-10-24T12:27:56Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.date.submitted2022-10-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Mikaelly Silva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47222-
dc.description.abstractNa sala de aula, fazer perguntas é uma das maneiras pela qual o aluno demonstra interesse e curiosidade sobre o que está sendo abordado. Particularmente, no que se refere a matemática, muitas das perguntas são manifestadas através de questionamentos sobre o porquê de determinados procedimentos, conceitos, fórmulas e/ou resultados matemáticos. Ao depararmo-nos com situações em que os "por quês" matemáticos dos alunos são respondidos com respostas vagas do tipo "é uma regra da matemática" ou "foi um consenso entre os matemáticos" surgiram inquietações que nos levaram a analisar as concepções de um grupo de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE sobre as contribuições dos "por quês" matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Inicialmente, por meio das concepções de Evangelista (2014), Silva (2005) e Serra (2018) buscamos compreender como tem se dado o ensino da matemática na educação básica e a relação do aluno com a disciplina. Na sequência, buscamos entender o papel do diálogo no processo de ensino e aprendizagem, baseados nos estudos de Castro (2013) e Silva (2006), para então discutirmos sobre a pergunta na sala de aula, utilizando, principalmente, as concepções de Freire e Faundez (1985). Para falarmos de forma específica sobre os "por quês" matemáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática, tomamos como marco teórico os estudos de Lorenzato (1993, 2010). Para a obtenção dos dados que nortearam as análises e discussões deste trabalho e contribuíram para o alcance dos nossos objetivos, utilizamos um questionário online, composto de sete perguntas subjetivas, sendo este, respondido por vinte e um licenciandos do curso de Matemática da UFPE. De modo geral, constatou-se que a maior parte dos participantes se sentem inseguros diante dos "por quês" matemáticos e não conseguem justificar o porquê de maneira adequada. Entretanto, reconhecem a importância das perguntas que são feitas pelos alunos em sala de aula e apontam que os "por quês" matemáticos e as respostas dadas a eles são de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerguntaspt_BR
dc.subjectPor quês matemáticospt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.title"Porque é uma regra" não é resposta: concepções acerca dos "por quês" matemáticos na perspectiva de um grupo de licenciandos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3353964784941976pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxIn the classroom, asking questions is one of the ways in which the student shows interest and curiosity about what is being addressed. Particularly, with regard to mathematics, many of the questions are expressed through questioning the why of certain procedures, concepts, formulas and/or mathematical results. When faced with situations in which the mathematical "why" of students are answered with vague answers such as "it is a rule of mathematics" or "it was a consensus among mathematicians", concerns arose that led us to analyze the conceptions of a group of undergraduate students of the Mathematics course at the Federal University of Pernambuco – UFPE on the contributions of the mathematical "whys" to the teaching and learning process in basic education. Initially, through the conceptions of Evangelista (2014), Silva (2005) and Serra (2018) we seek to understand how the teaching of mathematics in basic education and the student's relationship with the subject has been given. Next, we seek to understand the role of dialogue in the teaching and learning process based on studies by Castro (2013) and Silva (2006) and then discuss the question in the classroom, using, mainly, the conceptions of Freire and Faundez (1985). In order to speak specifically about the mathematical "whys" in the process of teaching and learning mathematics, we take as a theoretical framework the studies of Lorenzato (1993, 2010). To obtain the data that guided the analyzes and discussions of this work and contributed to the achievement of our objectives, we used an online questionnaire, composed of seven subjective questions, which was answered by twenty-one undergraduate students of the UFPE Mathematics course. In general, it was found that most participants feel insecure about the mathematical "whys" and cannot adequately justify why. However, they recognize the importance of the questions that are asked by students in the classroom and point out that the mathematical "whys" and the answers given to them are of great importance for the process of teaching and learning mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6234-371Xpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mikaelly Silva Andrade.pdf560,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons