Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47217

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorSILVA, Thamiris Izidoro da-
dc.date.accessioned2022-10-24T11:54:02Z-
dc.date.available2022-10-24T11:54:02Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationSILVA, Thamiris Izidoro da. Representações sociais de desigualdade social em contexto da educação física escolar: com a palavra os/as estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47217-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é compreender a relação desigualdade social-prática pedagógica da Educação Física escolar, por meio das representações sociais de desigualdade social compartilhadas por estudantes do Ensino Médio de Pernambuco. Adota como referência a Teoria das Representações Sociais, com destaque na abordagem sociogenética. Para tanto, a investigação utilizou como instrumento questionário com perguntas abertas e fechadas, construído e aplicado por meio do Gloogle Forms, sendo respondido por 139 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Os dados coletados foram analisados recorrendo a técnica de análise de conteúdo, categorial temática (BARDIN, 2001). Tal técnica, permitiu a categorização do corpus, a partir das unidades: conceito, dificuldades, identificações e contribuições. Os resultados apontam que os principais elementos das representações sociais, amparados às relações entre desigualdade social e prática pedagógica da Educação Física, estão associados as questões de gênero, a deficiência, as inseguranças e diversidades que envolvem o corpo humano, práticas pedagógicas sexistas, as diferenças e a fatores econômicos. Além disso, a desigualdade social em contexto da Educação Física escolar, foi ainda considerada como algo que promove a exclusão das pessoas das aulas por suas diferenças corporais, o exercício das desigualdadee de gênero, o menosprezo de pessoas com deficiência, a diferença no trato do conteúdo ensinado, a desigualdade racial, falta de acessibilidade e a falta de materiais para as aulas. Entretanto, os estudantes também viram na Educação Física escolar viabilidades para a superação de tais desigualdades, reconhecidas por eles. Indicando que essas possibilidades podem ser realizadas por meio de atividades que todos participem, pela inclusão das pessoas nas práticas pedagógicas, o olhar mais atento dos professores, tratamento igualitário entre estudantes e professores, atitudes pedagógicas que reverberem no ensino desse componente curricular, aulas acessíveis para todos, oportunidades e incentivos, eventos esportivos e a preocupação com questões sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleRepresentações sociais de desigualdade social em contexto da educação física escolar : com a palavra os/as estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2749003408820702pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study is to understand the relationship between social inequality and pedagogical practice in school Physical Education, through the social representations of social inequality shared by high school students in Pernambuco. It adopts as a reference the Theory of Social Representations, with emphasis on the sociogenetic approach. Therefore, the investigation used a questionnaire with open and closed questions, built and applied through Gloogle Forms, being answered by 139 high school students from public and private schools in Pernambuco. The collected data were analyzed using the content analysis technique, thematic category (BARDIN, 2001). This technique allowed the categorization of the corpus, based on the units: concept, difficulties, identifications and contributions. The results show that the main elements of social representations, supported by the relations between social inequality and pedagogical practice of Physical Education, are associated with gender issues, disability, insecurities and diversities that involve the human body, sexist pedagogical practices, differences and economic factors. In addition, social inequality in the context of school Physical Education was still considered as something that promotes the exclusion of people from classes due to their body differences, the exercise of inequality and gender, the contempt of people with disabilities, the difference in the treatment of content taught, racial inequality, lack of accessibility and lack of materials for classes. However, students also saw in school Physical Education possibilities for overcoming such inequalities, recognized by them. Indicating that these possibilities can be realized through activities in which everyone participates, through the inclusion of people in pedagogical practices, the closer look of teachers, equal treatment between students and teachers, pedagogical attitudes that reverberate in the teaching of this curricular component, accessible classes for all, opportunities and incentives, sporting events and concern for social issues.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thamiris Izidoro da Silva.pdf1,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons