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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47212

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMICHIMA, Paula Suemy Arruda-
dc.contributor.authorALVES, João Brito-
dc.date.accessioned2022-10-21T20:59:28Z-
dc.date.available2022-10-21T20:59:28Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2022-10-20-
dc.identifier.citationALVES, João Brito. Elaboração e implementação do critério de conforto na otimização de moonpools - cintose/. 2017. 85 f. TCC (Doutorado) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47212-
dc.description.abstractO ser humano, quando submetido a oscilações, está sujeito a diversas situações adversas que podem culminar em perda de capacidade de desempenho, produtividade ou até o surgimento de um problema de saúde mais grave, situação completamente indesejada. A cinetose ou enjoo associado ao movimento, dessa forma, é uma das “intempéries” que ocorrem quando o ser humano está embarcado em um navio, inclusive no drillship, objeto de estudo deste trabalho. No caso mais extremo ela leva à êmese e a uma possível desidratação em decorrência de vários desses episódios. Logo, há a necessidade de se avaliar a cinetose nas fases iniciais de projeto num contexto de operabilidade da embarcação como um todo de maneira a prever quais situações são mais críticas quando se trata de conforto. Este trabalho propõe a inclusão de tal critério na análise de operabilidade de navios tipo drillship, que é uma embarcação dotada de moonpool, um acesso ao mar acesso ao mar pelo interior do convés. Também é objeto de estudo deste trabalho a análise de mudanças de comportamento das alturas máximas de operação conforme variação de geometria e a comparação delas com os limites de altura impostos por outros critérios estabelecidos em Michima, (2017). Resultados obtidos com alguns exemplos de moonpools em 2 tipos de cascos mostram que o limite de altura de onda em que não ocorre a cinetose apresenta pouca variação com mudanças na geometria do moonpool, o que não ocorre quando há alterações na geometria do casco para os casos estudados neste trabalho. O motion sickness tem maior importância em períodos significativos de onda próximos a 6 s com incidência de onda de través, mostrando-se, assim, ser um critério relevante na análise global de operabilidade.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectCinetosept_BR
dc.subjectMotion Sicknesspt_BR
dc.subjectConfortopt_BR
dc.subjectOperabilidadept_BR
dc.subjectDrillshippt_BR
dc.titleElaboração e implementação do critério de conforto na otimização de moonpools - cinetosept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3434875455344412pt_BR
dc.description.abstractxThe human being, when subjected to vibrations may suffer from adverse situations that could end up in a loss in performance, productivity or even a more severe health problem, which is a completely undesirable situation. Kinetosis, or nausea associated to motion, is among the worst problems that someone might have aboard a ship, including drillships. In its extreme case, emesis could lead to dehydration after various episodes. Therefore, kinetosis has to be analysed in the early phases of a project, in an operability approach of the whole ship, allowing the prediction of the most critical situations for comfort. The present work proposes the insertion of such criterion to the analysis of operability of drillships, which is a sea vessel with moonpool, an access to the sea through the deck. It is also object of study of this work the analysis in behaviour changes of the maximum operable height due to geometry variation and the comparison of kinetosis maximum heights with other criterions established in Michima, (2017). Results obtained from some examples of moonpools, in 2 hull formats, shows that the maximum operable height for kinetosis has little variation due to changes in the moonpool’s geometry, which is not the case when there are changes in the drillship’s hull geometry. Motion sickness has more relevance in significant periods approximate equal to 6 s with incidence of crosswave, therefore it is a relevant criterion in the global analysys of operability.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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