Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47204
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Diogo Lins de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Mayara Maria Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T17:11:58Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T17:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-15 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Mayara Maria Ferreira da. Fio Invisível da Fumaça Encantada: Narrativas do corpo na construção da autoimagem. Orientador: Diogo Lins de Lima, 2022, 41 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47204 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se trata de um memorial que traz em suas metáforas um fio invisível que costura memórias da minha trajetória enquanto uma mulher negra que utiliza a dança para refazer caminhos e movimentar a história. Trago o conceito de reconstrução de autoimagem, a fim de oferecer corpo, vida e memória às populações afro-indígenas, que há séculos possuem seus percursos ceifados pelo genocídio no Brasil, causando um apagamento físico e cultural de suas existências. Assumo como metodologias a autoetnografia e a oralitura, que me permitem criar caminhos autônomos para registrar essa pesquisa, visto que ela parte da minha própria história, pessoal e familiar, e se encontra com outras em formato de entrevistas a outros artistas que atualmente trazem o termo "retomada" para a reencontro com as suas identidades raciais e culturais e que em suas obras artísticas traduzem estas inquietações sobre os mitos da democracia racial no Brasil. A atual pesquisa possui como recorte territorial o estado de Pernambuco e suas danças tradicionais, que são legados e elos abraçados pela espiritualidade, como o Candomblé e a Jurema Sagrada, que nesse processo funcionam como chaves mestras no fortalecimento da autoestima dessas populações. Como não sou só, chamo para esses diálogos autoras e autores que são responsáveis por me despertar para o tempo não linear e a oportunidade de retornar, como: Lêda Maria Martins, Taísa Machado, Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, entre outros que fazem com que a escrita desse registro seja iluminada e abençoada pelo passos daquelas e daqueles que caminharam antes. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autoimagem | pt_BR |
dc.subject | Retomada | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Tempo Espiralar | pt_BR |
dc.title | Fio invisível da fumaça encantada: narrativas do corpo na construção da autoimagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3012605347503731 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2655813478233478 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is a memorial that brings into its metaphors an invisible thread that sews memories of my trajectory as a black woman who uses dance to remake paths and move history. I bring the concept of self-image reconstruction, in order to offer body, life and memory to Afro-indigenous populations, which for centuries have had their paths cut by genocide in the Brazil, causing a physical and cultural erasure of their existence. I assume as methodologies, autoethnography and oral literature, which allow me to create autonomous paths to register this research, since it starts from my own history, personal and family, and if meets with others in the form of interviews with other artists who currently bring the term "resumption" for the reencounter with their racial and cultural identities and that in their artistic works translate these concerns about the myths of racial democracy in Brazil. THE current research has as territorial cut the state of Pernambuco and its dances traditions, which are legacies and links embraced by spirituality, such as Candomblé and Sacred Jurema, which in this process work as master keys in strengthening the self-esteem of these populations. As I am not alone, I call for these dialogues authors and authors that are responsible for awakening me to non-linear time and the opportunity to return, such as: Lêda Maria Martins, Taísa Machado, Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, among others who make the writing of this record illuminated and blessed by the footsteps of those who walked before. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERSÃO FINAL DO TCC - MAYARA FERREIRA.docx.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons