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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIRÊDO, Jefferson Elias de-
dc.contributor.authorSILVA, Taynã Fortunato da-
dc.date.accessioned2022-10-21T17:02:48Z-
dc.date.available2022-10-21T17:02:48Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.date.submitted2022-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Taynã Fortunato da. Maracatu nação: um olhar sobre a dança como experiência potencializadora de corpos femininos negros. Orientador: Jefferson Elias de Figueirêdo. 2021. 26 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47201-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo desenvolver e provocar reflexões acerca da aprendizagem de códigos de movimento da dança do maracatu nação atrelados a sua contextualização histórica, a fim de empoderar corpos femininos negros. Compreendendo as relações possíveis do cotidiano de diversas mulheres e na busca por difundir cada vez mais a dança do maracatu nação como uma investigação de corpo potente, essa pesquisa de caráter bibliográfico e auto etnográfico, através de relatos de experiências e da análise e reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem dessa dança, se apresenta como uma proposta de acesso a dança sob uma perspectiva enegrecida, emancipatória e de sororidade dos corpos femininos negros. Desse modo, a partir do encontro com as obras de autores e autoras como Freire (2005), Petit (2015), Sabino e Ludy (2011), Fonseca (2021), Conrado (2013), Nascimento (2009), Kilombra (2019), Santos (2009), entre outros/outras, esse artigo busca dialogar com conceitos e epistemologias que intrumentalizaram e contribuíram para reforçar o entendimento acerca da importância do conhecimento afro ancestral para o ensino da dança do maracatu nação. Com isso, proponho que a partir da aprendizagem dessa dança possamos falar sobre a potencialização e existência de mulheres pretas que por razões diversas e estruturas racistas e machistas são reprimidas a não se desenvolverem a partir de suas narrativas pessoais e subjetivas. Reconectar- se é necessário para mover, mudar, criar e dissipar as estruturas que endurecem essa mobilidade humana feminina negra dentro dessa engrenagem colonizadora.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMaracatu nação.pt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.titleMaracatu nação: um olhar sobre a dança como experiência potencializadora de corpos femininos negros.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1274498228851083pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9217040977434775pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to develop and provoke reflections on the learning of movement codes of maracatu nation dance linked to its historical context, in order to empower black female bodies. Understanding the possible relationships in the daily lives of different women and seeking to increasingly spread the dance of maracatu nation as an investigation of a powerful body, this bibliographical and auto-ethnographic research, through experience reports and analysis and reflection on the teaching-learning process of this dance, presents itself as a proposal for access to dance from a blackened, emancipatory and sorority perspective of black female bodies. Thus, from the encounter with the works of authors and authors such as Freire (2005), Petit (2015), Sabino and Ludy (2011), Fonseca (2021), Conrado (2013), Nascimento (2009), Kilombra (2019), Santos (2009), among others, this article seeks to dialogue with concepts and epistemologies that instrumentalized and contributed to strengthen the understanding of the importance of ancestral Afro knowledge for teaching maracatu-nation dance. With that, I propose that from the learning of this dance we can talk about the potentialization and existence of black women who for different reasons and racist and sexist structures are repressed to not develop from their personal and subjective narratives. Reconnecting is necessary to move, change, create and dissipate the structures that harden this black female human mobility within this colonizing gear.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

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