Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47196
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Jefferson Elias de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Camila Leonardo Quirino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T16:40:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T16:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Camila Leonardo Quirino de. Dança de salão: impressões e percepções sobre formação e prática de ensino. Orientador: Jefferson Elias de Figueirêdo. 2022. 38 p. TCC (Graduação) – Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47196 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo discutir e refletir sobre a formação e a prática de ensino de professoras de dança de salão atuantes no Recife. Para isso, foram utilizados recursos metodológicos de diferentes perspectivas de pesquisa, bibliográfica e (auto)etnográfica. Desse modo, a partir do diálogo com as produções textuais de: Dickow (2017); Prados (2018); Grangeiro (2014); Zamoner (2017); Polezi e Silveira (2017), serão provocadas as discussões acerca de: origem e transformações na dança de salão; formação e atuação das professoras de dança de salão em Recife – PE; atravessamentos entre a graduação em Dança e a formação em Dança de Salão. Com isso os resultados obtidos apontam que a mulher lida com desafios nesse segmento e que sua presença como professora gera discussões sobre gênero e prática de ensino. A produção também trouxe representatividade para a Dança de Salão no curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança de salão | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Caminhos de formação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professoras | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em dança | pt_BR |
dc.title | Dança de salão : impressões e percepções sobre formação e prática de ensino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9643558316028642 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9217040977434775 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to discuss and reflect on the training and teaching practice of ballroom dance female teachers working in Recife. For this, methodological resources from different research, bibliographic and (auto)ethnographic perspectives were used. Thus, from the dialogue with the textual productions of: Dickow (2017); Prados (2018); Grangeiro (2014); Zamoner (2017); Polezi and Silveira (2017), discussions about: origin and transformations in ballroom dancing will be provoked; training and performance of ballroom dance female teachers in Recife – PE; crossings between graduation in Dance and training in Ballroom Dancing. Thus, the results obtained indicate that women deal with challenges in this segment and that their presence as female teachers generates discussions about gender and teaching practice. The production also brought representation to Ballroom Dancing in the Dance course at Federal University of Pernambuco – UFPE. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Camila Leonardo Quirino de Oliveira.pdf | 591,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons