Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47165
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Roberta Ramos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thomaz de Aquino Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T16:29:25Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T16:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thomaz de Aquino Lopes da. Petição em defesa da educação brasileira: ação pelos direitos dos professores e estudantes em artes/dança. Orientadora: Roberta Ramo Marques. 2021. 35 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47165 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca sintetizar alguns ataques que a educação brasileira está sendo vítima, por meio das tendências negacionistas da ciência, da criação do movimento Escola Sem Partido, da Reforma do Ensino Médio, das hostilidades que os professores têm sofrido, do congelamento das verbas destinadas ao setor da educação brasileira. Têm-se também a intenção de demonstrar os motivos obscuros que estão subjacentes a essas tentativas de desmonte da educação no Brasil, sobretudo, as Ciências Humanas de modo geral, entretanto de forma mais radical, as Artes — Artes Visuais, Dança, Teatro; Circo; Cinema; e Literatura. Há relatos, entrevistas e palestras expondo certas situações vivenciadas pelos professores, e introjetada no ceio social, que violam a Constituição Brasileira 1988 e a legislação vigente, sendo, imperioso, inicialmente, reforçar a importância do papel do professor, enquanto guardião do processo de ensino e aprendizagem, explicitando quais os fundamentos da defesa da educação. Para tanto utiliza-se uma metodologia qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica e documental, destacando artigos científicos, textos jornalísticos, entrevistas, livros, legislação e jurisprudência pertinentes a presente temática. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Direitos dos professores em artes/dança | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional | pt_BR |
dc.title | Petição em defesa da educação brasileira: ação pelos direitos dos professores e estudantes em artes/dança | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8258080917108236 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4616139892651946 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work seeks to synthesize some attacks that Brazilian education is being victimized, through the negationist tendencies of science, the creation of the Escola Sem Partido (No Party School) movement, the High School Reform, the hostilities that teachers have suffered, the freezing of funds destined to the Brazilian education sector. It is also intended to demonstrate the obscure motives that underlie these attempts to dismantle education in Brazil, above all, the Human Sciences in general, although in a more radical way, the Arts — Visual Arts, Dance, Theater; Circus; Movie theater; and Literature. There are reports, interviews and lectures exposing certain situations experienced by teachers, and introjected into the social environment, which violate the Brazilian Constitution 1988 and current legislation, being, initially, imperative to reinforce the importance of the teacher's role, as guardian of the teaching process. and learning, explaining the fundamentals of defending education. In order to do so, a qualitative methodology is used, anchored in bibliographic and documentary research, highlighting scientific articles, journalistic texts, interviews, books, legislation and jurisprudence relevant to this theme. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho Conclusão do Curso - Dança - Thomaz de Aquino Lopes da Silva.pdf | 372,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons