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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Roberta Ramos-
dc.contributor.authorSILVA, Thomaz de Aquino Lopes da-
dc.date.accessioned2022-10-20T16:29:25Z-
dc.date.available2022-10-20T16:29:25Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.date.submitted2022-10-12-
dc.identifier.citationSILVA, Thomaz de Aquino Lopes da. Petição em defesa da educação brasileira: ação pelos direitos dos professores e estudantes em artes/dança. Orientadora: Roberta Ramo Marques. 2021. 35 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47165-
dc.description.abstractO presente trabalho busca sintetizar alguns ataques que a educação brasileira está sendo vítima, por meio das tendências negacionistas da ciência, da criação do movimento Escola Sem Partido, da Reforma do Ensino Médio, das hostilidades que os professores têm sofrido, do congelamento das verbas destinadas ao setor da educação brasileira. Têm-se também a intenção de demonstrar os motivos obscuros que estão subjacentes a essas tentativas de desmonte da educação no Brasil, sobretudo, as Ciências Humanas de modo geral, entretanto de forma mais radical, as Artes — Artes Visuais, Dança, Teatro; Circo; Cinema; e Literatura. Há relatos, entrevistas e palestras expondo certas situações vivenciadas pelos professores, e introjetada no ceio social, que violam a Constituição Brasileira 1988 e a legislação vigente, sendo, imperioso, inicialmente, reforçar a importância do papel do professor, enquanto guardião do processo de ensino e aprendizagem, explicitando quais os fundamentos da defesa da educação. Para tanto utiliza-se uma metodologia qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica e documental, destacando artigos científicos, textos jornalísticos, entrevistas, livros, legislação e jurisprudência pertinentes a presente temática.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectDireitos dos professores em artes/dançapt_BR
dc.subjectLegislação educacionalpt_BR
dc.titlePetição em defesa da educação brasileira: ação pelos direitos dos professores e estudantes em artes/dançapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8258080917108236pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4616139892651946pt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to synthesize some attacks that Brazilian education is being victimized, through the negationist tendencies of science, the creation of the Escola Sem Partido (No Party School) movement, the High School Reform, the hostilities that teachers have suffered, the freezing of funds destined to the Brazilian education sector. It is also intended to demonstrate the obscure motives that underlie these attempts to dismantle education in Brazil, above all, the Human Sciences in general, although in a more radical way, the Arts — Visual Arts, Dance, Theater; Circus; Movie theater; and Literature. There are reports, interviews and lectures exposing certain situations experienced by teachers, and introjected into the social environment, which violate the Brazilian Constitution 1988 and current legislation, being, initially, imperative to reinforce the importance of the teacher's role, as guardian of the teaching process. and learning, explaining the fundamentals of defending education. In order to do so, a qualitative methodology is used, anchored in bibliographic and documentary research, highlighting scientific articles, journalistic texts, interviews, books, legislation and jurisprudence relevant to this theme.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

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