Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47160
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Diogo Lins de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Roberto Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T14:55:59Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T14:55:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Roberto Silva de. Corpo dançante: reflexões sobre o ensino de dança no estágio extracurricular no IFPE/campus Recife. Orientador: Diogo Lins de Lima. 2021. 45 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47160 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta monografia é refletir sobre a importância do estágio extracurricular na formação docente dos estudantes do Curso de Dança, para tanto, apresento como recorte da pesquisa a minha experiência como estagiário de Dança no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife, no ano de 2015. Logo após a transferência de Black Escobar, principal responsável pela inserção e desenvolvimento da Dança, no IFPE, para o Instituto Federal de São Paulo, ocorreu uma seleção para estagiário na qual fui selecionado, passando a ser o primeiro estágio-regente na área de Dança. A importância desse estágio para a minha formação docente o tornou objeto de pesquisa do presente trabalho. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida como Estudo de Caso, a partir da minha observação participante, das memórias dos processos artístico- educativos, dos registros fotográficos e de uma entrevista com Black Escobar. Oaporte teórico é composto de autores do campo da Dança-Educação (MARQUES, 2007; 2010; 2012), (MORANDI; STRAZZACAPPA, 2006); (VIEIRA, 2019); e da Educação (FREIRE, 1996). A pesquisa trouxe dados importantes para o campo da Dança: o alcance e as contribuições do ensino da Dança, no IFPE, na formação sociocultural dos sujeitos envolvidos, além disso, corroborou a importância do estágio na formação e construção da identidade docente do professor de Dança. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Corpo dançante: reflexões sobre o ensino de dança no estágio extracurricular no IFPE/campus Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2655813478233478 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this undergraduate thesis is to reflect on the importance of the extracurricular internship in the teacher training of students of the Dance Major, therefore, I present as a research excerpt my experience as a Dance intern at the Federal Institute of Pernambuco - Campus Recife, in 2015. Shortly after the transfer of Black Escobar, the main responsible for the insertion and development of Dance at IFPE, to the Federal Institute of São Paulo, there was a selection for an intern in which I was selected, becoming the first conductor-training in the field of Dance. The importance of such internship for my teacher education made it the object of research of this work. Methodologically, the research was developed as a Case Study, based on my participant observation, memories of artistic- educational processes, photographic records and an interview with Black Escobar. The theoretical contribution is composed of authors from the field of Dance-Education (MARQUES, 2010; 2012), (MORANDI; STRAZZACAPA, 2006); (VIEIRA, 2019) and Education (FREIRE, 1996). The research brought important data to the field of Dance: the reach and contributions that the teaching of Dance, at IFPE, in the sociocultural formation of the subjects involved, furthermore, it corroborated the importance of the internship in the formation and construction of the teacher's identity of the teacher of Dance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC__Roberto_Versão Final.docx-.pdf | 581,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons