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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47158
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BASTOS JUNIOR, Guaraci Guimarães | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Gabriel Goes Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T14:37:22Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T14:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Gabriel Goes Aragão. Uma metodologia de integração e filtragem de dados inerciais para sistemas lineares. 2019. 102 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47158 | - |
dc.description.abstract | Navegação é a prática e ciência de se localizar a partir de algum tipo de medição. A navegação inercial, especificamente, diz respeito a localização a partir de medições internas de giroscópios e acelerômetros ao longo do tempo. Com os avanços da eletrônica e de sistemas micromecânicos, em conjunto denominados MEMS, sensores inerciais a preços acessíveis tornaram-se disponíveis ao grande público. Dentre os usos para essa tecnologia, estão aplicações na área de robótica, veículos não tripulados, estabilização de imagem e reconhecimento de gestos. Reconhecendo o potencial para navegação, o presente trabalho busca descrever e implementar um código genérico a partir de dados obtidos por um desses sensores, testando as capacidades e limitações da tecnologia atual, analisando os valores obtidos para orientação, posição e velocidade. Adicionalmente, a utilização de filtros, como o filtro de Kalman e complementar também foi discutida como forma de superar limitações de exatidão. Um microcontrolador Arduino foi utilizado e códigos no programa Octave foram escritos para o tratamento dos valores obtidos. Testes com rotações bidimensionais foram realizados a partir de um par de servomotores. Os resultados demonstraram uma boa acurácia para a orientação no espaço, principalmente pelos filtros e, para a posição, indicam a possibilidade de utilização desses sensores em conjunto com outras tecnologias mais precisas. | pt_BR |
dc.format.extent | 102p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.subject | Sensores inerciais | pt_BR |
dc.subject | MEMS | pt_BR |
dc.subject | Fusão de dados | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados | pt_BR |
dc.title | Uma metodologia de integração e filtragem de dados inerciais para sistemas lineares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1271179129632348 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3266791032924086 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Navigation is the science and technique of finding one's location through some kind of measurement. Inertial navigation employs gyroscopes and accelerometers inside a moving vehicle in order to find its orientation, position and velocity as time progresses. Recently, cheap inertial sensors have become mainstream and easily available to the general public, thanks to advances in electronics and micro- mechanical systems, together named MEMS. Uses include robotic applications, unmanned vehicles, image stabilization and gesture recognition. Recognizing the potential for navigation apllications, the present work aims to describe and implement a general code based on measurements taken by MEMS sensors, testing capabilities and limitations of the current technology and analyzing orientation, position and velocity results. Filtering by Kalman and Complementary filter - as a way to overcome sensors erros - is presented as well. An Arduino micro-controller is employed and code is written in a Octave script. Tests with two-axes rotations were performed employing servomotors. Good results were obtained for orientation - particularly with the filters - and positions results indicate that MEMS inertial sensors might be useful for navigation when combined with more accurate sensors. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GABRIEL GOES ARAGÃO SANTANA-UMA METODOLOGIA DE INTEGRAÇÃO E FILTRAGEM DE DADOS INERCIAIS PARA SISTEMAS LINEARES.pdf | 10,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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