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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47085

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUERRERO, Jorge Recarte Henríquez-
dc.contributor.authorLIRA JUNIOR, Paulo Henrique de-
dc.date.accessioned2022-10-17T13:00:46Z-
dc.date.available2022-10-17T13:00:46Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-10-14-
dc.identifier.citationLIRA JÚNIOR, Paulo Henrique de. Simulação via GT-POWER do armazenamento de energia mecânica em motores de combustão interna sob condições de ciclos de teste padrão EPA. 2019. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47085-
dc.description.abstractOs motores de combustão interna são os principais responsáveis pela poluição do ar nas grandes metrópoles. A constituição típica dos gases de escape de um motor movido a gasolina inclui gases considerados poluentes, tais como CO, HC e NOx. Um outro componente encontrado é o CO2 que, embora inerte, é responsável direto pelo aquecimento global, sendo um dos gases que a indústria automobilística busca reduzir a quantidade de emissão, desenvolvendo pesquisas e novas tecnologias. Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o consumo e, consequentemente, o índice de emissões de poluentes é diminuir a cilindrada e, por vezes, o número de cilindros (downsizing), o que reduz as perdas por atrito e resulta em menos peças móveis e perdas térmicas, e quando aplicados em motores com sobrealimentação (turbocompressor), podem apresentar um aumento da potência quando comparado com motores naturalmente aspirados. Um ponto importante em motores turboalimentados reside sobre o efeito de turbolag, o qual pode ser minimizado através do uso de um sistema de armazenamento de energia. Nesse contexto, o presente trabalho realiza uma simulação em sistema integrado, via GT-POWER, de um motor turboalimentado, downsized, modelo E-torQ EVO 1.6L 16V, dotado de um sistema de armazenamento de energia mecânica, sob a forma de ar comprimido (CAES) em condições de ciclo de direção padronizado (EPA 5 ciclos) com intuito de mensurar os níveis de emissões e consumo de combustível ao longo do teste e comparar o seu desempenho com um mesmo motor desprovido de um sistema de armazenamento de energia submetido ao mesmo ciclo de direção. Os resultados indicam que a utilização de um sistema de armazenamento de energia pouco contribui com melhorias no desempenho do veículo, consumo e nível de emissão de poluentes, isso porque durante a maior parte do tempo durante o ciclo de direção, o sistema encontra-se em um estado de reserva de energia, não utilizando-a de forma relevante no auxílio de gerenciamento do turbocompressor.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectTubocompressorpt_BR
dc.subjectGT-POWERpt_BR
dc.subjectSistema integradopt_BR
dc.subjectEmissõespt_BR
dc.subjectConsumo de combustívelpt_BR
dc.titleSimulação via GT-POWER do armazenamento de energia mecânica em motores de combustão interna sob condições de ciclos de teste padrão EPApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMONTENEGRO, Marcelo Costa-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5940127221480832pt_BR
dc.description.abstractxInternal combustion engines are primarily responsible for air pollution in large cities. The typical exhaust composition of a gasoline engine includes gases considered polluting, such as CO, HC and NOx. Another component found is the inert gas CO2, which is directly responsible for global warming, being one of the gases that concern the auto industry and forces it reduce the amount of emissions through the development of research and new technologies. One of the most effective ways to reduce fuel consumption and hence the rate of pollutant emissions is to reduce displacement and the number of cylinders (downsizing), which decrease friction and thermal losses and results in fewer moving parts, and when applied to supercharged engines (turbocharger), may exhibit increased brake power compared to naturally aspirated engines. An important point in turbocharged engines lives on the turbolag effect, which can be minimized through the use of an energy storage system. In this context, the present paper performs a driveline simulation, via GT-POWER, of a downsized turbocharged engine, model E-torQ EVO 1.6L 16V, equipped with a compressed air energy storage (CAES) and subjected to a standard driving cycle (EPA 5 cycles) in order to measure emissions and fuel consumption throughout the test and compare its performance with the same engine devoid of a storage and energy system subjected to the same driving cycle. The results indicate a small contribution from the CAES to vehicle performance, fuel consumption and pollutant emission level, because most of the time during the driving cycle, the system is in a power reserve state, not using it in any significant way to aid turbocharger management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8933714162193368pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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