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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAGNANI, Fábio Santana-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Lucas de Lima-
dc.date.accessioned2022-10-14T20:09:44Z-
dc.date.available2022-10-14T20:09:44Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-10-13-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, /Lucas de Lima. Definição da relação de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE. 2019. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47071-
dc.description.abstractCom o crescente avanço tecnológico, as simulações computacionais se tornam cada vez mais presentes na indústria automotiva, de forma a reduzir custo, tempo e obter melhorias de desempenho. Essa busca também está presente nas Competições Baja SAE, em que equipes de estudantes de diversas universidades tem como objetivo projetar, fabricar e validar veículos off-road, para participar em competições organizadas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Nesse sentido, no presente trabalho foram utilizadas as teorias newtonianas aplicada à dinâmica veicular, no intuito de desenvolver uma metodologia para a definição da relação de transmissão de um veículo Baja SAE. Para isso, foi desenvolvida uma rotina computacional em MATLAB, alimentada por dados aquisitados em campo e em bancada, de forma a obter as curvas cinemáticas do veículo. Em seguida, as curvas de velocidade e deslocamento teóricas do veículo foram comparadas com dados validados em campo, obtendo-se erros médios de apenas 1,88 km/h e 0,84 m para as curvas de velocidade e deslocamento, respectivamente.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectDinâmica veicularpt_BR
dc.subjectDinâmica longitudinalpt_BR
dc.subjectBajapt_BR
dc.subjectOff-roadpt_BR
dc.titleDefinição da relação de transmissão de um veículo do tipo Baja SAEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447483870045635pt_BR
dc.description.abstractxDue the increasing in technology progress, the computational simulations are becoming more recurring in automotive industry, aiming reduce cost, time and improve performance. This pursuit is also present in Baja SAE Competitions, in which teams formed by students from several universities aims to design, build and test off-road vehicles to participate in competitions organized by SAE (Society of Automotive Engineers).Thus, in the current we study used the Newton’s equations applied to vehicular dynamics, in order to formulate a methodology to define the transmission ratio of a Baja SAE vehicle. In order to do that, we developed a MATLAB computational routine, using data acquired in field and bench tests, to obtain the vehicle kinematics curves. Then, the theoretical speed and displacement curves were compared with real data validated in field tests, resulting mean errors of only 1.88 km/h and 0.84 m to the speed and displacement curves, respectively.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

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LUCAS DE LIMA NOGUEIRA-DEFINIÇÃO DA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE UM VEÍCULO DO TIPO BAJA SAE.pdf2,81 MBAdobe PDFVista previa
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