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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47071
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MAGNANI, Fábio Santana | - |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Lucas de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:09:44Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T20:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-13 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, /Lucas de Lima. Definição da relação de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE. 2019. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47071 | - |
dc.description.abstract | Com o crescente avanço tecnológico, as simulações computacionais se tornam cada vez mais presentes na indústria automotiva, de forma a reduzir custo, tempo e obter melhorias de desempenho. Essa busca também está presente nas Competições Baja SAE, em que equipes de estudantes de diversas universidades tem como objetivo projetar, fabricar e validar veículos off-road, para participar em competições organizadas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Nesse sentido, no presente trabalho foram utilizadas as teorias newtonianas aplicada à dinâmica veicular, no intuito de desenvolver uma metodologia para a definição da relação de transmissão de um veículo Baja SAE. Para isso, foi desenvolvida uma rotina computacional em MATLAB, alimentada por dados aquisitados em campo e em bancada, de forma a obter as curvas cinemáticas do veículo. Em seguida, as curvas de velocidade e deslocamento teóricas do veículo foram comparadas com dados validados em campo, obtendo-se erros médios de apenas 1,88 km/h e 0,84 m para as curvas de velocidade e deslocamento, respectivamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica veicular | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica longitudinal | pt_BR |
dc.subject | Baja | pt_BR |
dc.subject | Off-road | pt_BR |
dc.title | Definição da relação de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0447483870045635 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Due the increasing in technology progress, the computational simulations are becoming more recurring in automotive industry, aiming reduce cost, time and improve performance. This pursuit is also present in Baja SAE Competitions, in which teams formed by students from several universities aims to design, build and test off-road vehicles to participate in competitions organized by SAE (Society of Automotive Engineers).Thus, in the current we study used the Newton’s equations applied to vehicular dynamics, in order to formulate a methodology to define the transmission ratio of a Baja SAE vehicle. In order to do that, we developed a MATLAB computational routine, using data acquired in field and bench tests, to obtain the vehicle kinematics curves. Then, the theoretical speed and displacement curves were compared with real data validated in field tests, resulting mean errors of only 1.88 km/h and 0.84 m to the speed and displacement curves, respectively. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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LUCAS DE LIMA NOGUEIRA-DEFINIÇÃO DA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE UM VEÍCULO DO TIPO BAJA SAE.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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