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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47061

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Lucivânio Jatobá de-
dc.contributor.authorALENCAR FILHO, Francisco Saraiva de-
dc.date.accessioned2022-10-14T15:46:21Z-
dc.date.available2022-10-14T15:46:21Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationALENCAR FILHO, Francisco Saraiva de. Aplicativo educacional para a compreensão da história ambiental do Rio Jaboatão - PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47061-
dc.description.abstractPor muitos anos, a área que engloba a Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão sofreu com a degradação ambiental. A poluição do rio, o desmatamento, a ocupação humana de forma errada, os despejos de esgotos, tudo isso contribui para a poluição e destruição de ecossistemas da região. Infelizmente, esse não é um problema isolado do município de Jaboatão dos Guararapes, mas uma situação adversa que diversas sociedades pelo mundo acabam sofrendo: a crise ambiental. Tal problemática acaba gerando dificuldades que atingem, indireta e diretamente, os cidadãos. Para que os danos sejam atenuados é preciso que pessoas sejam sensibilizadas para criação de novos hábitos sustentáveis. Com isso, a inclusão da educação ambiental na escola traz a possibilidade de uma maior interação dos discentes com a natureza, tornando- os protagonistas na preservação do meio em que estão inseridos. O objetivo deste trabalho consiste na sensibilização dos alunos de Jaboatão dos Guararapes-PE a partir do resgate da história socioambiental do município materializado num aplicativo educacional. Este trabalho foi realizado em dois ambientes: na Escola Municipal Castelo Branco, localizada no Bairro de Vila Rica, município de Jaboatão dos Guararapes; e nas proximidades do Rio Jaboatão. Mesmo sendo um ambiente que faz parte da vida das pessoas que residem na região, a preservação do Rio Jaboatão e de seus recursos naturais está longe de ser alcançada. O aplicativo educacional proposto foi elaborado para turmas do Ensino Fundamental II, de 6.o ao 9.o ano, com idades entre 10 e 15 anos. A proposta foi utilizar o aplicativo nas aulas de História, Geografia e Ciências, despertando o aluno para a História Ambiental, a preservação dos ecossistemas da região, práticas sustentáveis e o entendimento de que o Rio Jaboatão é um capital natural e que é possível fazer uso de seus recursos naturais sem poluí-lo. No aplicativo foram representados temas como História Ambiental, Educação Ambiental, poluição dos rios, Mata Atlântica, Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão, importância da Educomunicação e da Ecoalfabetização. Inicialmente, o produto seria aplicado aos discentes do 6.o ano do ensino fundamental, porém, devido à pandemia do covid-19, o município de Jaboatão dos Guararapes teve suas aulas presenciais suspensas, retornando apenas em novembro de 2021 e em sistema de rodízio. Desta forma, o produto final teve que ser validado por professores, que, em sua maioria validou o aplicativo de forma positiva, informando que replicaria com os demais docentes. O contato com a temática meio ambiente e práticas sustentáveis trouxe o desenvolvimento de novas atitudes para a preservação dos recursos naturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua - poluiçãopt_BR
dc.subjectRios - Brasilpt_BR
dc.titleAplicativo educacional para a compreensão da história ambiental do Rio Jaboatão- PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Alineaurea Florentino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9140908920333843pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5047968131675220pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxFor many years, the area that encompasses the Jaboatão River Basin has suffered from environmental degradation. River pollution, deforestation, disorganized land use , sewage dumping, all contribute to the pollution and destruction of ecosystems in the region. Unfortunately, this is not an isolated problem in the municipality of Jaboatão dos Guararapes, but an adverse situation that affects many societies around the world: the environmental crisis. This problem ends up generating problems that affect citizens directly and indirectly. In order for the damages to be mitigated, people need to be sensitized to create new sustainable habits. With this, the inclusion of environmental education at school brings the possibility of greater interaction of students with nature, making them protagonists in the preservation of the environment in which they are inserted. The objective of this work is to raise the awareness of students from Jaboatão dos Guararapes-PE from the rescue of the socio-environmental history of the municipality materialized in an educational application. This work was carried out in two environments, at the Castelo Branco Municipal School, located in the neighborhood of Vila Rica, municipality of Jaboatão dos Guararapes and near the Jaboatão River. Even though it is an environment that is part of the lives of people who live in the region, the preservation of the Jaboatão River and its natural resources is far from being achieved. The proposed educational application was designed for Elementary School classes, from 6th to 9th grade, aged between 10 and 15 years. The proposal was to use the application in History, Geography and Science classes, awakening the student to Environmental History, the preservation of the region's ecosystems, sustainable practices and the understanding that the Jaboatão River is a natural capital and that it is possible to make use of it and its natural resources without polluting it. In the application, themes such as Environmental History, Environmental Education, river pollution, Atlantic Forest, Jaboatão River Watershed, importance of Educommunication and Ecoliteracy were represented. Initially, the product would be applied to students in the 6th year of elementary school, however, due to the covid- 19 pandemic, the municipality of Jaboatão dos Guararapes had its face-to-face classes suspended, returning only in November 2021 and on a rotation system. In this way, the final product had to be validated by teachers, who, for the most part, validated the application in a positive way, stating that they would replicate it with the other teachers. The contact with the theme of the environment and sustainable practices brought the development of new attitudes towards the preservation of natural resources.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810302436995638pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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