Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47052

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARREIRA, Alice Kelly-
dc.contributor.authorLIMA, Bruno Monteiro Paiva-
dc.date.accessioned2022-10-14T12:54:59Z-
dc.date.available2022-10-14T12:54:59Z-
dc.date.issued2022-04-26-
dc.date.submitted2022-09-14-
dc.identifier.citationLIMA, Bruno Monteiro Paiva. Efetividade das técnicas de distração na redução da ansiedade ao tratamento odontológico em crianças: uma revisão integrativa da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47052-
dc.description.abstractO comportamento cooperativo é um dos fatores mais importantes na condução da criança no tratamento odontológico, sendo a gestão adequada da ansiedade e do medo, fator determinante para o sucesso do atendimento. Entre as estratégias para a abordagem psicológica do paciente infantil, a técnica da distração uma alternativa de mais baixo custo e menor desconforto para a criança. O objetivo desse estudo é avaliar a eficácia das técnicas de distração na redução da ansiedade ao atendimento odontológico em crianças. Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados Lilacs (BVS) e PubMed, utilizando termos, tanto em português, quanto em inglês, em um período de até cinco anos. Assim, foram selecionados 17 artigos e 14 foram considerados relevantes. Foi observado que houve uma melhora significativa nos parâmetros fisiológicos e não fisiológicos, que serviram de instrumento avaliativo. Pode-se inferir que as técnicas da distração são métodos viáveis e efetivos na redução da ansiedade durante o tratamento odontológico a pacientes infantis. Palavras-chave: distração; odontopediatria; ansiedade ao tratamento odontológico; comportamento infantil.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectdistraçãopt_BR
dc.subjectodontopediatriapt_BR
dc.subjectansiedade ao tratamento odontológicopt_BR
dc.subjectcomportamento infantilpt_BR
dc.titleEfetividade das técnicas de distração na redução da ansiedade ao atendimento odontológico em crianças : uma revisão integrativa da literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2427504647866274pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4993735196621645pt_BR
dc.description.abstractxOne of the factors that most influence the success of dental treatment is the anxiety and fear of children. Distraction techniques are presented as alternatives to control this anxiety in a more accessible and less invasive and traumatic way than pharmacological or physical restraint methods. The objective of this review is to evaluate the effectiveness of distraction techniques in reducing dental care anxiety in children. An electronic search was performed in the Lilacs (BVS) and PubMed databases, using terms in Portuguese and English, over a period of up to five years. So 17 articles were selected and 14 were considered relevant. It was observed that there was a significant improvement in physiological and non-physiological parameters, which served as an evaluation instrument. It can be inferred that distraction techniques are viable and effective methods for reducing anxiety during dental treatment in children's patients. Keywords: distraction; pediatric dentistry; dental anxiety; child behavior.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Monteiro Paiva Lima.pdf456,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons