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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47039
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PALHA, Rachel Perez | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Gustavo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T23:12:48Z | - |
dc.date.available | 2022-10-13T23:12:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Gustavo da. Aplicação do método natm em escavação de túneis: estudo de caso túneis no trecho serra da rodovia dos tamoios (sp-099). 2019. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47039 | - |
dc.description.abstract | Com a crescente necessidade de integrar as regiões vencendo obstáculos ambientais e artificiais, bem como melhorar tráfego urbano favorecendo a inclusão dos modais de transporte, métodos de escavação de túneis foram desenvolvidos ao longo do tempo. Neste cenário, o método NATM (New Austrian Tunneling Method) está ganhando cada vez mais espaço entre as metodologias construtivas. O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a aplicação do método NATM para construção de túneis em obras de infraestrutura, uma análise a partir da evolução dos principais métodos construtivos de túneis. Mais especificamente será explanado o método Drill and Blast para desmonte de rocha a fogo, a partir da análise do processo de perfuração da rocha, de carregamento da frente no maciço com o uso de explosivos, de controle de vibrações, além do uso de sistemas de ventilação e drenagem para promoção de um ambiente seguro de trabalho. Para a melhor compreensão do método em estudo foi abordado o caso da obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-099), em seu trecho ascendente, no litoral norte de São Paulo, na cidade de Caraguatatuba, que contempla a execução de cinco túneis e tem por objetivo a melhoria da mobilidade na região, com impactos positivos ao escoamento de produtos do Porto de São Sebastião. A partir da análise construtiva, entende-se que o método NATM só garante o sucesso do projeto de túnel quando aliado a uma boa investigação geológica e técnicas bem estruturadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Túnel | pt_BR |
dc.subject | NATM | pt_BR |
dc.subject | Processo construtivo | pt_BR |
dc.title | Aplicação do método natm em escavação de túneis : estudo de caso túneis no trecho serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6971746199087316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the increasing need to integrate regions overcoming environmental and artificial obstacles, as well as improving urban traffic by favoring the inclusion of transport modes, tunnel excavation methods have been developed over time. In this scenario, the New Austrian Tunneling Method (NATM) is gaining more space between constructive methodologies. The present paper aims to describe the application of the method NATM for the construction of tunnels in infrastructure works, an analysis from the evolution of the main constructive methods of tunnels. More specifically, the Drill and Blast method for rock will be explained, based on the analysis of the rock drilling process, the loading of the front in the mass with the use of explosives, vibration control, and the use of ventilation and drainage to promote a safe working environment. For the better understanding of the method under study, the case of the duplication project of the Tamoios Highway (SP-099), in its ascending stretch, on the north coast of São Paulo, in the city of Caraguatatuba, was addressed, which contemplates the execution of five tunnels and aims to improve mobility in the region, with positive impacts on the disposal of products from the Port of São Sebastião. From the constructive analysis, it is understood that the NATM method only guarantees the success of the tunnel project when combined with a good geological investigation and well-structured techniques. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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JOSÉ GUSTAVO DA SILVA-APLICAÇÃO DO MÉTODO NATM EM ESCAVAÇÃO DE TÚNEIS – ESTUDO DE CASO TÚNEIS NO TRECHO SERRA DA RODOVIA DOS TAMOIOS (SP-099) .pdf | 6,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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