Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47016
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MAGNA, Sales Barreto | - |
dc.contributor.author | LIMA, Sara Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T23:05:26Z | - |
dc.date.available | 2022-10-11T23:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-07 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Sara Maria de. Análise de jogos didáticos na aprendizagem de Citologia: sob o olhar inclusivo. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47016 | - |
dc.description.abstract | A disciplina de biologia abrange diversos conteúdos como botânica, Fisiologia, paleontologia entre outros e, inclusive, citologia, que tem como sub-conteúdos a estrutura celular, célula eucarionte e procarionte, citologia microbiana e outros. Onde os assuntos abordados são abstratos e de difícil compreensão conceitual, exigindo, assim, o uso de métodos que em uma forma mais divertida contribuam para a aprendizagem dos estudantes, como por exemplo o uso de jogos didáticos. Todavia, nota-se que há uma carência de jogos didáticos sobre a temática de Citologia para estudantes com deficiência visual. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar jogos didáticos abordando o conteúdo de citologia na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual. Nesse sentido, serão avaliados jogos didáticos publicados no Google Acadêmico, visando a quantidade de jogos com a temática de citologia para estudantes com deficiência visual e jogos de citologia em geral visando se o seu método de aplicação é inclusivo. A intenção da análise é mostrar as lacunas existentes nesses jogos a partir de uma adaptação. Neste exame, será explicado por que tais jogos não atendem a esse público e quais adaptações deveriam sofrer para se adequar à inclusão de estudantes com deficiência visual. Como resultado, permitir a contribuição de jogos inclusivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Citologia | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | Análise de jogos didáticos na aprendizagem de Citologia: sob o olhar inclusivo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RAMOS, Neferson Barbosa Da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6675414200980596 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057833878410343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The biology course covers various contents such as botany, physiology, paleontology, among others, and even cytology, which has cellular structure, eukaryotic and prokaryotic cells, microbial cytology and others as sub-contents. Where the subjects addressed are abstract and difficult to understand conceptually, thus requiring the use of methods that in a more fun way contribute to student learning, such as the use of didactic games. However, it is noted that there is a lack of educational games on the subject of Cytology for students with visual impairments. Therefore, the research aims to analyze didactic games approaching the content of cytology from the perspective of the inclusion of students with visual impairments. In this sense, educational games published on Google Scholar will be evaluated, aiming at the number of games with the theme of cytology for students with visual impairments and cytology games in general, aiming at whether their method of application is inclusive. The intention of the analysis is to show the gaps in these games from an adaptation. In this exam, it will be explained why such games do not serve this audience and what adaptations they should undergo to adapt to the inclusion of students with visual impairments. As a result, allow the contribution of inclusive games. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9990071374729795 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- SARA LIMA...pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons