Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47016

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAGNA, Sales Barreto-
dc.contributor.authorLIMA, Sara Maria de-
dc.date.accessioned2022-10-11T23:05:26Z-
dc.date.available2022-10-11T23:05:26Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.citationLIMA, Sara Maria de. Análise de jogos didáticos na aprendizagem de Citologia: sob o olhar inclusivo. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47016-
dc.description.abstractA disciplina de biologia abrange diversos conteúdos como botânica, Fisiologia, paleontologia entre outros e, inclusive, citologia, que tem como sub-conteúdos a estrutura celular, célula eucarionte e procarionte, citologia microbiana e outros. Onde os assuntos abordados são abstratos e de difícil compreensão conceitual, exigindo, assim, o uso de métodos que em uma forma mais divertida contribuam para a aprendizagem dos estudantes, como por exemplo o uso de jogos didáticos. Todavia, nota-se que há uma carência de jogos didáticos sobre a temática de Citologia para estudantes com deficiência visual. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar jogos didáticos abordando o conteúdo de citologia na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual. Nesse sentido, serão avaliados jogos didáticos publicados no Google Acadêmico, visando a quantidade de jogos com a temática de citologia para estudantes com deficiência visual e jogos de citologia em geral visando se o seu método de aplicação é inclusivo. A intenção da análise é mostrar as lacunas existentes nesses jogos a partir de uma adaptação. Neste exame, será explicado por que tais jogos não atendem a esse público e quais adaptações deveriam sofrer para se adequar à inclusão de estudantes com deficiência visual. Como resultado, permitir a contribuição de jogos inclusivos.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleAnálise de jogos didáticos na aprendizagem de Citologia: sob o olhar inclusivopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRAMOS, Neferson Barbosa Da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6675414200980596pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxThe biology course covers various contents such as botany, physiology, paleontology, among others, and even cytology, which has cellular structure, eukaryotic and prokaryotic cells, microbial cytology and others as sub-contents. Where the subjects addressed are abstract and difficult to understand conceptually, thus requiring the use of methods that in a more fun way contribute to student learning, such as the use of didactic games. However, it is noted that there is a lack of educational games on the subject of Cytology for students with visual impairments. Therefore, the research aims to analyze didactic games approaching the content of cytology from the perspective of the inclusion of students with visual impairments. In this sense, educational games published on Google Scholar will be evaluated, aiming at the number of games with the theme of cytology for students with visual impairments and cytology games in general, aiming at whether their method of application is inclusive. The intention of the analysis is to show the gaps in these games from an adaptation. In this exam, it will be explained why such games do not serve this audience and what adaptations they should undergo to adapt to the inclusion of students with visual impairments. As a result, allow the contribution of inclusive games.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9990071374729795pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- SARA LIMA...pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons